Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
As unidade do Senai na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) e em Londrina foram credenciadas na última semana pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para receberem os benefícios da Lei de Informática. A resolução do MCTI foi publicada no Diário Oficial da União na última segunda-feira (10), concluindo um processo iniciado há cerca de um ano.
A Lei da Informática é uma ferramenta fundamental de estímulo à inovação, pois permite que as indústrias fabricantes de bens de tecnologia da informática e comunicação, ou TIC (celulares, monitores, computadores, navegadores GPS, entre outros) destinem parte do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para pesquisa aplicada. Os recursos das empresas são direcionados para entidades credenciadas para desenvolvimento de projetos, que são, depois, disponibilizadas às empresas. Leia mais aqui.
Para o credenciamento, o Senai na CIC e em Londrina enviaram ampla documentação sobre a estrutura e o trabalho desenvolvido pela entidade e, especificamente, nas duas unidades. Depois, as unidades receberam a visita de inspetores técnicos do MCTI, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), para conhecer as estruturas, a capacitação técnica dos profissionais e os laboratórios, além de avaliar as condições de unidade de atuar com pesquisa aplicada, com foco em TIC.
Os gerentes das unidades de Londrina, Alexandre Lourenço, e da CIC, Alaer Cardoso Junior, enfatizaram a importância do credenciamento para ampliar os negócios e a qualidade dos serviços prestados às indústrias. "É um marco histórico para o nosso Instituto Senai de Tecnologia, com foco em TI", disse Alexandre. Alaer Cardoso Junior reforça o aspecto positivo do credenciamento. "A partir deste momento estaremos oportunizando mais um serviço de extrema importância para as indústrias do Estado, diretamente vinculado às novas diretrizes do Senai no Paraná, que é o fortalecimento das ações de Pesquisa Aplicada, utilizando toda competência técnica existente em nossas Unidades", afirmou Alaer.