Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
Cerca de 150 empresários da indústria moveleira participaram de seminários realizados pelo Conselho Setorial Moveleiro da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) em 6 cidades do Paraná – Cascavel, Umuarama, Arapongas, Ponta Grossa, Curitiba e Guarapuava. O objetivo dos encontros foi preparar os industriais para o Congresso Moveleiro, marcado para setembro. Os participantes tiveram acesso a estatísticas do setor e puderam conhecer alguns caminhos para aumentar sua competitividade.
Em Curitiba, lideranças do segmento discutiram características do mercado local. Da região leste do estado, a capital paranaense é a cidade que mais tem fabricantes de móveis. São 731 fábricas, que empregam 7.031. Na sequência vêm São José dos Pinhais (176 indústrias, com 7.201 empregos); Colombo (115, com 1.502 empregos) e Pinhais (114, com 1.643 empregos gerados).
Durante o encontro, os industriais também conheceram melhor o perfil moveleiro na RMC, em uma pesquisa desenvolvida pela Gerência de Fomento e Desenvolvimento da Fiep. O estudo identificou as principais forças e deficiências do setor, a partir da percepção dos próprios empresários. Os pontos fortes da indústria na região são a localização, a concentração das empresas e a qualidade da produção. Como pontos fracos, incluindo aí as ameaças ao setor, estão a falta de visibilidade das fabricantes, a informalidade e a concorrência – muitas vezes até de outros estados. Leia mais.