Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Cidades Digitais22/03/2011

Internet gratuita em Curitiba foi tema de encontro na semana passada

Organizado por voluntários da Rede de Participação Política, encontro contou com a presença de representantes de empresas de tecnologia e da prefeitura de Cascavel

 

clique para ampliar clique
                                          para ampliarO encontro contou com a presença de representantes de empresas de tecnologia, entre elas a Dipelnet (Foto: Divulgação)

O grupo de voluntários de Curitiba, que discute a viabilidade de implantação de um projeto piloto de fornecimento gratuito de internet na cidade, realizou um encontro na última quinta-feira (17), no Cietep.  Organizado pelo grupo Cidades Digitais, formado por integrantes do Núcleo de Articulação de Curitiba, da Rede de Participação Política, o encontro contou com a presença de representantes de empresas de tecnologia, entre elas a Dipelnet - Serviços de internet, telefonia fixa e IPTV -, além do Diretor do Departamento de Informática da Prefeitura de Cascavel, André Leandro Sartori, e da empresa responsável pela execução do projeto que atualmente beneficia 12 mil moradores no município.

Exemplos no Paraná - No final de janeiro deste ano, a Rede de Participação Política iniciou a produção da série de reportagens Cidade Digital com o objetivo de mostrar e valorizar as iniciativas de municípios paranaenses que estão investindo para levar à população o acesso gratuito à internet, transformando-se em Cidades Digitais.

Nesta semana, a Rede apresenta o caso de Ortigueira, cidade localizada na região central do Paraná, próxima à Londrina. Criado em dezembro de 2007 o programa de internet pública da cidade atende atualmente 214 residências, com a intenção de ampliar o serviço para toda a área urbana e pontos da área rural. Além disso, a prefeitura gerencia, em parceria com o governo federal, o programa Bolsa Digital, que oferece cursos de informática gratuitamente para a população (leia mais). 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.