Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Sondagem Industrial18/12/2012

Indústria paranaense está otimista em relação a 2013

Pesquisa da Fiep revela que 84% dos empresários têm expectativa favorável para o próximo ano e que investimentos serão voltados para aumento da produtividade
clique para ampliar clique para ampliarCampagnolo destacou que o desempenho da indústria em 2012 e medidas de estímulo ajudam a explicar otimismo dos empresários (Foto: Mauro Frasson)

O empresariado do Paraná está otimista em relação a 2013. A XVII Pesquisa Sondagem Industrial, divulgada nesta terça-feira (18) pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), aponta que o nível de otimismo do industrial paranaense é de 84,02%, outros 11,86% acreditam que o ano que vem será desfavorável e 4,12% têm expectativa indefinida. Quando foi feita a prospecção para 2012, apenas 76,95% dos entrevistados tinham expectativas positivas.

A pesquisa, finalizada em novembro deste ano, contou com a participação de 412 indústrias de todas as regiões do Estado e de todos os tamanhos. Sob a ótica da estatística, este número confere uma representatividade da amostra de 95% de confiabilidade e uma margem de erro de 5%.

Para o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, o aumento do otimismo da indústria paranaense se deve, em boa medida, ao desempenho do setor em 2012. “Percebemos que a evolução tanto da produção quanto das vendas industriais paranaenses continua acima da média nacional. Apesar de também enfrentar dificuldades, a indústria paranaense ainda navega em águas um pouco mais tranquilas do que a de outros estados”, disse.

clique para ampliar clique para ampliarO coordenador do Departamento Econômico da Fiep, Maurílio Schmitt, apresentou os resultados da XVII Sondagem Industrial (Foto: Mauro Frasson)

Além disso, Campagnolo afirmou que as medidas de estímulo à indústria lançadas este ano pelo governo federal – como a desoneração da folha de pagamentos para vários setores – também ajudam a melhorar o otimismo do empresariado para 2013. “Principalmente no segundo semestre, o governo anunciou diversas medidas. Algumas delas só começam a valer a partir de janeiro e existe a expectativa de que tragam bons resultados”, disse.

Leia aqui a matéria completa.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.