Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
A Fiep e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) estão promovendo uma série de reuniões para definir cronogramas para a implantação de planos setoriais de logística reversa na indústria paranaense. As atividades – que já incluíram mais de 40 reuniões oficiais de sensibilização e de trabalho, além de diversos outros encontros de articulação desde o início do ano – envolvem 14 cadeias produtivas. O trabalho de estruturação dos planos continua no segundo semestre, com a previsão de que ações concretas sejam implantadas já no início de 2014.
As atividades conjuntas entre Fiep e Sema nessa área são decorrência de um termo de compromisso assinado em dezembro passado entre a entidade e o governo do Estado. Com a medida, a indústria paranaense se comprometeu a adequar seus processos para atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), aprovada pelo Congresso Nacional em 2010. A política instituiu, entre outros pontos, a obrigatoriedade da logística reversa – o caminho contrário que o produto faz após o seu consumo, passando por toda cadeia produtiva, voltando até o fabricante, que lhe dará a destinação final ambientalmente correta. Prática que envolve também o comércio, importadores e os consumidores, entre outros atores.
Na Fiep, a questão está sendo tratada pelo Conselho Temático de Meio Ambiente, com apoio técnico da Gerência de Fomento e Desenvolvimento. Leia mais.