Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




25/11/2013

Índice de Confiança da Indústria volta a registrar otimismo

Depois da queda de outubro, indicador foi puxado em novembro pelo condição atual da economia

O “Índice de Confiança do Empresário da Indústria de Transformação do Paraná” (Icet-PR) retornou ao otimismo neste mês de novembro, com aumento de um ponto percentual após a queda de outubro, chegando aos 50,8 % de confiança. É o que aponta a pesquisa realizada pela Fiep. No entanto, os índices de 2013 estão em queda, em comparação a 2012. Em novembro, o Icet-PR ficou -7,7 pontos abaixo do registrado em novembro de 2012. O ponto mais baixo deste ano foi registrado em julho (46,9%), período dos protestos por todo o Brasil. Confira o relatório completo

Composto pelos indicadores de “condições atuais” e de “expectativas”, o Icet-PR de novembro foi impactado positivamente pela melhora das condições da economia – subindicador que teve um aumento de 3,3 % em relação a outubro, puxado pela queda na inflação de alguns itens.

O indicador de “condições” apresentou aumento de 0,9%, chegando aos 45,2- o que representa pessimismo pela 11ª. vez consecutiva do ano, -8,5 pontos percentuais abaixo do registrado em novembro de 2012. E o indicador de “expectativas” subiu também 0,9%, atingindo os 53,4% em novembro, -7,5 pontos percentuais em comparação ao mesmo mês de 2012. Os indicadores “condições” e “expectativas” levam em conta a situação da economia e a performance da empresa.

Icec-PR – O “Índice de Confiança do Empresário da Construção do Paraná”, que mede a confiança do empresário da construção, caiu – 1,7 pontos percentuais em novembro atingindo os 55,5%. Apesar da queda, o índice ainda representa otimismo no setor.

Após o crescimento significativo registrado no segundo semestre de 2009 – de 55,8%, em julho para 72,3% em dezembro – os Icecs-PR de 2010 e 2011 apresentaram tendência de queda, chegando aos 62,7% no mês de dezembro, ou seja, 9,6 pontos percentuais abaixo do registrado no pico de dezembro de 2009 – o menor índice desde junho de 2009. Em 2012 houve uma ligeira tendência de aumento no terceiro trimestre, que não foi sustentada no quarto trimestre. Neste novembro a confiança do empresário da construção perdeu parte da recuperação registrada em outubro (6%), e faz parte da tendência de fim de ano, quando a atividade de construção apresenta queda.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.