Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
A área de educação e qualificação do Senai cresceu significativamente nestes 70 anos de existência da entidade. Atualmente os trabalhadores da indústria e a sociedade contam com a oferta de 1.270 cursos por modalidade, sendo estes de iniciação profissional: 45, Aprendizagem Industrial: 84, qualificação profissional: 214, habilitação técnica: 26, aperfeiçoamento profissional: 874, Graduação tecnológica: 9 e Pós-graduação: 18.
Um pouco da história - As primeiras unidades do Senai, foram criadas em Curitiba e Ponta Grossa, no ano de 1943. Com o intuito de educar e qualificar os alunos, no início contavam com 460 alunos matriculados. Eram fornecidos apenas cursos rápidos, sendo eles de mecânica, construção civil, automobilística, eletroeletrônica, madeira e mobiliário.
Em 1953 outras duas unidades foram estabelecidas, em Londrina e Monte Alegre (Telêmaco Borba), contando com 1.306 alunos matriculados e 28 cursos voltados para varias áreas. Essas mesmas unidades em 1963, já contavam com um total de 59 cursos. No ano de 1983 já passavam de 53 mil alunos inscritos nos cursos.
De 1943 a 2012 o aumento de alunos matriculados é de 656%. Nestes 70 anos, 2 milhões e 701 mil alunos já foram matriculados. Os cursos são ofertados nas 46 unidades do Senai em todo o Estado.
Você sabia que a implantação de Cursos de Graduação Tecnológica foi para atender a grande demanda da indústria e com ela a evolução da cultura de Educação Profissional do Senai no Paraná. Os cursos de graduação tiveram inicio no ano de 2009 com um total de 243 alunos matriculados já em 2013 o aumento foi significativo, chegou a de 470%. Foram implementadas as faculdades em Curitiba, na Cidade Industrial, Telêmaco Borba, Cascavel, Toledo e em Londrina.
A Gerente da Área de Educação, Rosane Lara, que trabalha há 18 anos no Senai, conta que sua vivência na entidade reforça a crença de que o “aprender” é uma constante em sua vida, “As mudanças fazem parte da dinâmica dos nossos dias e que, vale a pena estar viva e levantar todos os dias para participar de ações que modificam a vida das pessoas” afirma Rosane.
Além da comunidade industrial e da sociedade buscarem cursos do Senai, muitos colaboradores também qualificam-se por meio da instituição. O colaborador do Senai, que é professor na área de elétrica em Toledo, Lauri Afonso Simon, revela que sua vida mudou completamente depois que fez o curso de Eletricista Instalador Predial no Senai, pois antes era agricultor. “Após o curso passei para ajudante de eletricista em seguida meio oficial, oficial I, II e III e 10 anos de experiência me credenciaram com requisitos, para então convite para fazer parte desta grande escola. No total já somam 22 anos de contribuição no Senai”, relata Simon.
Ricardo Freire cursou Moda no Senai e também é colaborador da entidade. Ele trabalha como designer gráfico na Gerência de Educação do Senai, e destacou que realizar o curso técnico ajudou a entender e conhecer melhor toda a estrutura da instituição. “A capacitação me proporcionou maior proximidade e afinidade com o meu trabalho, ou seja, com o Senai”, destacou.
Saiba mais sobre os cursos do Senai no site www.senaipr.org.br.