Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Ginástica na Empresa20/12/2010 - Atualizado em 21/12/2010

Ginástica na empresa leva saúde à trabalhadores da indústria

Conheça mais sobre a "Ginástica na Empresa", serviço oferecido pelo Sesi Paraná, através da entrevista com Débora Desirrê de Lara, Gerente de Esporte e Lazer do Sesi PR.  

NS: O Sesi PR desenvolve diversas atividades relacionadas à saúde do trabalhador da indústria. Entre elas está a "Ginástica na Empresa". Como funciona esse serviço oferecido pelo Sesi?
Débora: Nas últimas três décadas, tem aumentado o número de pessoas com comportamento sedentário associado ao padrão de vida contemporâneo, que apresenta evidências de sua relação com uma maior incidência de  doenças relacionadas ao estresse e doenças cardiovasculares. Essa tendência também se confirma no ambiente de trabalho, onde se observa a redução da atividade física em decorrência da modernização dos equipamentos utilizados. Constatamos que os trabalhadores que mantêm um estilo de vida ativo e saudável propiciam uma redução de custos com saúde para as empresas e para a sociedade, além do que os torna indivíduos mais produtivos e com menos propensão a acidentes de trabalho.

clique para ampliar clique para ampliarO Sesi PR oferece atividades físicas preventivas, socioeducativas e lúdicas e o trabalhador participa no período e local de trabalho (Foto: Divulgação)

O Sesi Ginástica na Empresa é um dos serviços oferecidos no Lazer Ativo e se trata de um programa de atividade física preventivo, socioeducativo e lúdico, desenvolvido pelo trabalhador no tempo e local de seu trabalho. Visa contribuir com a adoção de estilo de vida ativo, a socialização, a melhoria da qualidade de vida do trabalhador e o fortalecimento da empresa. Combina estratégias informativas e motivacionais, com potencial para melhorar diversos indicadores associados à saúde e qualidade de vida dos trabalhadores.

NS: Quais são as principais atividades e benefícios para o trabalhador da indústria que participa das atividades desenvolvidas?
Débora: O desenvolvimento do Sesi Ginástica na Empresa se fundamenta no estímulo gradual e contínuo à criação de um ambiente favorável à promoção de estilos de vida saudáveis entre os trabalhadores da indústria. Essa concepção supera o entendimento da ginástica laboral como meio de prevenção de agravos à saúde de natureza ocupacional e amplia a justificativa à implantação do programa nas empresas. Dessa forma, conseguimos uma transição do modelo de intervenção baseado na prevenção de doenças (LER/DORT) em favor da promoção da saúde e qualidade de vida que está em consonância com as mais recentes diretrizes mundiais. Procuramos sensibilizar e conscientizar as pessoas para a mudança de hábitos e atitudes.

clique para ampliar clique para ampliarAtividades realizadas promovem estilos de vida saudável entre os trabalhadores da indústria (Foto: Divulgação)

NS: Qual é o procedimento para que as empresas possam ter a ginástica oferecida pelo Sesi e seus profissionais?
Débora: Basta que entrem em contato com as Unidades do Sesi em todo o estado, que receberão a visita de profissionais da área de Esporte e Lazer. Estes vão analisar a realidade individual de cada empresa e efetuar propostas customizadas conforme a necessidade de nossos clientes.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.