Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




14/08/2013

Gestora do Sesi fala sobre acessibilidade em seminário internacional

O evento realizado pelo Crea-PR reuniu cerca de 400 pessoas em Foz do Iguaçu
clique para ampliar>clique para ampliarRegiane Maturo que participou na última semana do II Seminário Internacional de Acessibilidade (Foto: Divulgação)

A coordenadora técnica do programa de gestão de inclusão na indústria do Sesi, Regiane Maturo, participou na última semana do II Seminário Internacional de Acessibilidade.  O evento realizado pelo Crea – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura – reuniu cerca de 400 pessoas em Foz do Iguaçu.

Regiane falou sobre a inclusão no mundo do trabalho e destacou a necessidade de uma abordagem mais focada na atitude das pessoas. “Como era um evento onde a maioria dos participantes estava mais voltada para a questão técnica e arquitetônica, achei importante levar essa mensagem sobre a disponibilidade das pessoas em querer fazer a inclusão”, conta a gestora. 

Regiane lembrou que é importante focar na competência das pessoas e não na deficiência. “Em congressos que reúnem muitos engenheiros, costumo apresentar uma fórmula – que é uma linguagem bem pertinente a este universo. Coloco nesta equação a deficiência igual à limitação funcional, versus o ambiente. Se a limitação no ambiente for igual a zero, a deficiência nunca será um problema”, destaca. 

O Sesi trabalha com o tema da acessibilidade há aproximadamente 8 anos. Para Regiane, o convite para participar de um evento internacional revela o reconhecimento do papel da entidade na questão da inclusão. “Fiquei muito feliz em poder falar para este público, que vai trabalhar no dia a dia com projetos e plantas que poderão fazer muita diferença na acessibilidade”, conclui.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.