Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
As oportunidades de negócios e vantagens para empresas e indústrias que desejam investir e expandir negócios na Macedônia foram os principais temas do “Fórum empresarial da República da Macedônia”, realizado pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) na quinta-feira (25), em Curitiba.
O evento, que aconteceu na sede do Sistema Fiep no Jardim Botânico, contou com a presença do primeiro-ministro do país, Nikola Gruevski. Também estiveram presentes o vice-primeiro-ministro do governo e ministro das Finanças da Macedônia, Zoran Stavreski, o ministro de Investimentos Estrangeiros, Vele Samak, e o diretor da Agência de Investimentos Estrangeiros e de Promoção das Exportações do país, Visar Fida.
Durante o fórum, empresários paranaenses conheceram mais do cenário econômico e social da Macedônia, apresentado pelas próprias autoridades do país. Localizado no sudeste da Europa, a Macedônia possui cerca de 2 milhões de habitantes e foi eleito pelo Banco Mundial como o terceiro país com as melhores reformas para negócios.
Os participantes foram recepcionados pelo vice-presidente da Fiep, Rommel Barion, que coordena o Conselho Temático de Comércio Exterior da entidade, e pela gerente do CIN, Janet Pacheco. O vice-presidente falou sobre as casas que compõem o Sistema Fiep (Fiep, Sesi, Senai e IEL) e destacou as iniciativas da entidade. “Atualmente o Sistema Fiep possui cerca de 130 projetos em andamento em favor do desenvolvimento sustentável da indústria no Paraná”, disse Barion. Ele apresentou também o CIN, braço internacional da entidade. “O CIN é um agente estratégico no auxílio à internacionalização das empresas do Estado”, relatou.