Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Aniversário16/08/2011

Fiep comemora 67 anos com homenagens a personalidades do Paraná

Comemoração acontece nesta quinta-feira (18) no auditório Mario De Mari, no Cietep, em Curitiba.

 

clique para ampliar clique
                                          para ampliarNesses 67 anos a Fiep encampou não só bandeiras empresariais, mas causas sociais (Foto: Gilson Abreu)

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) completa nesta quinta-feira, 18 de agosto, 67 anos de fundação. Em comemoração à data, a Fiep presta homenagens a personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da indústria. Receberão a láurea Honra ao Mérito o deputado federal e ex-ministro Reinhold Stephanes, o senador pernambucano e ex-presidente da CNI, Armando Monteiro Neto, e o empresário de Pato Branco, Cláudio Petrycoski.

A atuação de Stephanes é destacada pela promoção da agroindústria, importante setor da economia paranaense. Petrycoski é homenageado pela coragem e perseverança como empresário, que o levaram a ocupar lugar de destaque como um dos principais industriais do setor de eletrodomésticos. Armando Monteiro Neto é reconhecido por sua forte atuação em defesa da indústria nacional.  

A comemoração será às 19 horas no auditório Mario De Mari, no Cietep, sede da Fiep no Jardim Botânico.

História - Há 67 anos, o setor industrial do Paraná iniciou um processo de união com o objetivo de fortalecer sua representação e ampliar a voz dos empresários do Estado. Com nove sindicatos industriais associados, nascia em 18 de agosto de 1944 a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). Eram anos de grandes transformações, a II Guerra Mundial, que mudaria o cenário geopolítico do globo para sempre, se encaminhava para seu desfecho, enquanto o Brasil dava grandes passos rumo à modernização da sua economia com a consolidação das Leis do Trabalho e a industrialização de setores estratégicos para o desenvolvimento, como o siderúrgico e o petrolífero.

Neste contexto, a Fiep surge como importante alicerce para o desenvolvimento econômico do Paraná, que possuía na época pouco mais de 1,2 milhão de habitantes e ainda avançava a passos tímidos para a consolidação de um parque industrial moderno e competitivo. Hoje, a Fiep é a maior entidade empresarial do Estado. É formada por 99 sindicatos estaduais e ainda reúne outros sete nacionais e um regional. Seu poder de articulação faz com que ela extrapole o cenário industrial, tornando-se protagonista de movimentos sociais e políticos.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.