Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
A busca pela competitividade das indústrias da Região Sul do Brasil reuniu as federações do Rio Grande do Sul (Fiergs), de Santa Catarina (Fiesc) e do Paraná (Fiep) no Fórum Industrial Sul. O evento foi realizado na última sexta-feira (27), em Porto Alegre, e teve a apresentação do Projeto Sul Competitivo, que mostra as necessidades de infraestrutura de transportes para os três Estados. Participaram do encontro presidentes, diretores e equipe técnica das entidades, cuja pauta também inclui a questão da matriz energética regional.
O presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, defendeu a atuação conjunta como forma de somar esforços. "Pelos nossos dados e estudos fica claro que os interesses dos três Estados são comuns. Temos muito para reivindicar e devemos alinhar nossas ações", disse. Segundo Campagnolo, as três federações do sul estão alinhadas para aumentar a competitividade dos três estados e reduzir os custos logísticos. "Agora estamos aprofundando os estudos e as demandas das indústrias da região na busca pela competitividade", frisou.
Questões energéticas como o uso do gás natural e do carvão mineral na região Sul também foram detalhados. De acordo com dados divulgados, até 2019, os três Estados utilizarão 30,9 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. Para suprir essa demanda, algumas das alternativas apontadas são a recapacitação do Gasoduto Brasil-Bolívia e a construção de terminais de GNL. Outro empecilho é o alto custo do gás natural brasileiro - 30% maior que o italiano, por exemplo. Com uma grande jazida de carvão mineral disponível no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a liberação do uso dessa fonte por parte do governo federal seria uma alternativa importante para a região. Leia mais.