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Infraestrutura28/08/2012

Federações das Indústrias e CNI lançam projeto Sul Competitivo

Estudo encomendado por Fiep, Fiesc e Fiergs mostra que são necessários R$ 70 bilhões para superar todos os gargalos logísticos da região; obras prioritárias demandam investimentos de R$ 15,2 bilhões

 

clique para ampliar clique para ampliarO presidente da CNI, Robson Andrade, o presidente da Fiergs, Heitor Müller e o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, no lançamento do Sul Competitivo, em Brasília (Foto: Humberto Pradera)

As Federações das Indústrias do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (Fiep, Fiesc e Fiergs) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) lançaram nesta terça-feira (28), em Brasília, o projeto Sul Competitivo, estudo detalhado das atuais condições da infraestrutura da região. O levantamento aponta que são necessários R$ 70 bilhões para investir em 177 projetos que podem destravar os nós logísticos e aumentar a competitividade do setor produtivo dos três estados. Desse total, 51 obras em ferrovias, rodovias e portos foram consideradas prioritárias, demandando investimentos de R$ 15,2 bilhões. Se forem realizadas, elas evitarão gastos anuais de R$ 3,4 bilhões, o que equivale a 80% das perdas totais em função do déficit de infraestrutura de transportes verificados atualmente na região.

O presidente da Fiep, Edson Campagnolo, destacou que boa parte dos projetos apresentados pelo Sul Competitivo tem condições de ser contemplada no Plano de Investimentos em Logística, lançado há duas semanas pelo governo federal. "Agora é preciso um grande esforço das três federações do Sul, junto com os governadores e também com nossos congressistas, para definir quais são os melhores mecanismos para a gente reivindicar em conjunto essas obras, com urgência", afirmou.

Campagnolo ressaltou ainda que várias das obras indicadas como prioritárias pelo estudo afetam diretamente o Estado. "Cerca de 40% a 45% desses projetos estão no Paraná, justamente por ser um meio de passagem para Santa Catarina e Rio Grande do Sul", disse. "Mas o mais importante é que este trabalho foi realizado de maneira integrada. Não estamos olhando somente o Paraná, mas todo o contexto da região Sul, que responde por 17% da produção nacional. É necessário que esses investimentos em infraestrutura sejam feitos logo para aumentar nossa competitividade", acrescentou. Leia mais.

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