Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Curitiba e RMC01/07/2013 - Atualizado em 02/07/2013

Eventos movimentam unidade em Araucária

clique para ampliar clique para ampliarO programa Cuide-se+ tem como foco a prevenção contra o uso de álcool e outras drogas. (Foto: Divulgação)

Na última semana, diversas atividades movimentaram a unidade do Sesi e Senai em Araucária. No dia 24 de junho aconteceu a palestra sobre "Prevenção às drogas na empresa – menos impacto, mais resultados", em apoio a IV Semana de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas. 

Durante o evento foi apresentado o programa Cuide-se+ do Sesi para representantes de empresas da região e estudantes. No dia 25 de junho, os alunos do Colégio Sesi participaram de um círculo de diálogos que debateu  o tema “Como o Álcool e as Drogas estão Impactando os Relacionamentos Familiares”. Participaram do evento a analista de RH do  SESMT, Olivia do Rocio de Oliveira, que contribui na condução dos trabalhos e a gerente de operações da unidade, Débora Desirrê de Lara.

 

clique para ampliar clique para ampliarO EJA irá atender formais mais 50 alunos em Araucária (Foto: Divulgação)

Aula Inaugural do EJA na Cassol
No dia 24 de junho aconteceu a aula inaugural do EJA na Cassol Pré-Fabricados, para cerca de 50 alunos e trabalhadores, em turmas de ensino médio e fase II. Segundo o gerente de produção e engenheiro, João Augusto do Nascimento, a indústria quer investir no patrimônio humano. “Hoje é necessário que as pessoas estejam preparadas, isso faz o diferencial na competitividade”, disse. O curso de educação para jovens e adultos será realizado pelo Sistema Fiep em Araucária





clique para ampliar clique
                                          para ampliarOs alunos realizaram o curso de Auxiliar Administrativo e de Produção Industrial com o objetivo de iniciarem uma carreira profissional (Foto: Divulgação)

Senai forma alunos no projeto Adolescente Aprendiz
No último dia 27, mais de 40 jovens entre 14 e 17 anos participaram da formatura do projeto Adolescente Aprendiz, parceria entre Secretaria de Assistência Social e Senai de Araucária. Eles realizaram o curso de Auxiliar Administrativo e de Produção Industrial com o objetivo de iniciarem uma carreira profissional.

Segundo o gerente da unidade, Gilson Luiz Magno Kostrzepa, realizar um curso do Senai faz toda a diferença para as empresas no momento da admissão de novos profissionais. Participaram da cerimônia de formatura o prefeito de Araucária, Olizandro José Ferreira, o vice-prefeito, Rui Souza, a secretária de Assistência Social, Belquis Ferreira e a coordenadora do Adolescentro, Maristela Michel.

Araucária recebe visita na unidade
No dia 28 de junho a unidade do Sistema Fiep em Araucária recebeu a visita do chefe de divisão da Gerência de Saúde e Segurança no trabalho do Sesi e Senai da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, Amadou Ngoumb Niang e  Hércules Romualdo Dias, da unidade de Qualidade de Vida do Sesi Nacional. Eles conheceram as instalações físicas e competência técnica instalada, para qualificar técnicos que estarão ministrando cursos para o corpo técnico de outros Departamentos Regionais para atendimento a NR-35 (Trabalho em Altura).

Exposição de Helena Kolody em Araucária
O Sesi e Senai em Araucária recebem neste mês a exposição itinerante de Helena Kolody, uma das poetisas mais importantes do Paraná. A exposição acontece no saguão da unidade II, no bairro Tomaz Coelho. Alunos do Sesi e Senai  e trabalhadores da região terão a oportunidade de conhecer a exposição que segue até o dia 30 de julho.

clique para ampliar clique para ampliarDurante o intercambio a aluna poderá conhecer uma nova cultura. (Foto: Divulgação)

Experiência Internacional
A aluna do Colégio Sesi em Rio Negro, Layssa Kmiecik que é associada do Leo Clube de Rio Negro e região embarcou para o Canadá na última semana para realizar o intercâmbio da Lions. Ela ficará 30 dias no país e entrará em contato com uma nova cultura e educação, trocando experiências com demais alunos do Canadá.

Por meio do intercâmbio, a aluna contribuirá com a troca de experiências, trazendo recortes daquela cultura para as comunidades locais, imergindo no idioma para conversação em sala, além de levar o nome Colégio Sesi para outro país.

clique para ampliar clique para ampliarAs normas brasileiras são voltadas para prevenção, proteção e riscos ao atuar com maquinas industriais. (Foto: Divulgação)

Diálogo debate sobre normas regulamentadoras na área de saúde e segurança no trabalho
No dia 26 de junho, aconteceu no Senai em Campo Largo o 3º Diálogo do Senai Empresas, que abordou a Norma Regulamentadora NR-12 , de prevenção de riscos em máquinas e equipamentos industriais. O evento contou com a presença de empresários, docentes, pesquisadores e técnicos do segmento industrial do município.

O tema foi apresentado pelo engenheiro de Segurança do Trabalho do Senai,  Júlio Doneda. Ele falou sobre a NR-12 e outras normas brasileiras e internacionais relacionadas com o tema de riscos e proteção de máquinas nas indústrias. Equipes do Sesi e Senai também participaram do diálogo.

clique para ampliar clique para ampliarDurante a semana foram realizadas ações em empresas da reigão, entre elas a Gerdau. (Foto: Divulgação)

Equipe de esporte e lazer do Portão realiza ações para mais de 2 mil trabalhadores

Na última semana, a equipe de esportes e lazer da unidade do Sesi e Senai do Portão realizou nove ações que envolveram mais de 2 mil trabalhadores da indústria. Foram atendidas as empresas NHS, Imprime Gráfica, Hellograf, Cartrom embalagens, Racks Potter, Impress Decor , Becton Dickinson e Gerdau. Entre as atividades está a realizaão da Sipat e treinamentos.

Na Semana da Qualidade e Festa Junina da Gerdau, a equipe do Sesi promoveu ações educativas, recreativas e de bem-estar. O Sesi também foi responsável pela gestão da infraestrutura do evento. Durante a festa junina foram realizadas diversas atrações e brincadeiras tradicionais para todos os colaboradores e família. 

clique para ampliar clique para ampliarCurso aconteceu entre os dias 24 e 28 de junho (Foto: Divulgação)

Senai  capacita mais uma turma de operadores de máquinas pesadas
De 24 a 28 de junho, o Senai em Rio Branco do Sul promoveu mais uma capacitação dos operadores de máquinas pesadas, para a empresa Paraná Equipamentos (Pesa). A capacitação conta com aulas teóricas e práticas para motoniveladora e retroescavadeira e, até o momento, já foram treinados mais de 500 operadores, das prefeituras das cidades de Nova Santa Rita (RS), Maringá (PR), Caxias do Sul (RS)  e Curitiba (PR).

A previsão é treinar mais 1.400 operadores.  “A Paraná Equipamentos  recebeu uma demanda de 900 máquinas para serem estregues no Paraná, Santa Catarina e Rio grande do Sul, e para cada máquina é preciso fazer o treinamento de dois operadores. Como a demanda é muito grande,  pois significa 1800 operadores, a Pesa contratou o Senai de Rio Branco do Sul para realizar junto com eles o treinamento desse pessoal", explica Walerio Jose Cabarrão Salatta, técnico de ensino em Mecânica Industrial e Máquinas Pesadas,  das unidades Senai em Rio Branco do Sul e Colombo.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.