Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




08/07/2013

Estudo de uma nova ferrovia para o Paraná é apresentado na Fiep

Encontro promovido pela Fiep, Fórum Futuro 10 Paraná e ANTT reuniu representantes de entidades ligadas às áreas de transporte, infraestrutura e meio ambiente
clique para ampliar clique para ampliarEncontro reuniu representantes de entidades na sede do Sistema Fiep no Jardim Botânico, em Curitiba (Foto: Gelson Bampi)

Representantes de diversas entidades ligadas ao transporte, infraestrutura e meio ambiente do Paraná estiveram reunidos na última sexta-feira (05), na sede do Sistema Fiep no Jardim Botânico, em Curitiba, para discutir sobre o projeto de uma nova ferrovia no Estado, que ligará as cidades de Maracajú (MS) e Paranaguá (PR). No encontro, foram apresentados detalhes do trecho entre o município da Lapa e o litoral do Estado.

O estudo preliminar do novo traçado da ferrovia foi apresentado pelo engenheiro da Progen, Paulo Henrique Torres. Segundo ele, foram elaborados sete possíveis caminhos e, a partir de um estudo, a equipe técnica que avaliou o projeto concluiu que o melhor trajeto para a linha ferroviária seria acompanhar a BR 277 ao sul, contornando os parques ambientais do Guaricana (a ser criado) e Saint-Hilaire/Lange, reduzindo a possibilidade de interferência no meio ambiente.  Segundo o engenheiro, a nova ferrovia entre os municípios da Lapa e Paranaguá terá uma extensão de 150 quilômetros.

O projeto apresentado contempla trilhos em bitola larga, que proporcionam uma maior capacidade de carga. Além disso, com o novo trajeto, o Paraná terá um ganho na rapidez da entrega de mercadorias. “O valor médio da velocidade dos vagões passará de 15km/h para 60km/h na serra”, disse João Artur Mohr, membro do conselho temático de Infraestrutura da Fiep . Segundo ele, as composições atuais são de 40 a 50 vagões, mas com a nova ferrovia estas composições terão uma média de 120 a 130 vagões.  Mohr disse ainda que em 2030 estão previstas a chegada de 80 milhões de toneladas de cargas no Porto de Paranaguá e para atender a essa demanda, é necessária a realização desta obra. “Atualmente a ferrovia atende a quantidade de 12 milhões de toneladas por ano”, complementou.

Leia mais sobre o assunto.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.