Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) sediou na quinta e sexta-feira (27 e 28) o 1º Encontro da Cadeia Produtiva da Porta de Madeira. O evento, promovido pela Associação Brasileira da Indústria da Madeira Processada Mecanicamente (Abimci), discutiu questões de certificação e melhoria da qualidade dos produtos. Durante o encontro, o Senai no Paraná também formou a primeira turma do curso de instaladores de portas de madeira, desenvolvido para atender a uma demanda do segmento.
Em um processo iniciado há 20 anos, a Abimci, através de seu Comitê de Portas, vem atuando para aprimorar o desenvolvimento e padronização dos produtos. Recentemente, lançou o Programa Setorial da Qualidade para Portas de Madeira para Edificações (PSQ/PME), pelo qual certifica os produtos de acordo com a norma NBR 15.930, em vigor desde o final de 2011. Atualmente, 16 empresas participam do programa.
O presidente da Fiep, Edson Campagnolo, que participou da abertura do encontro, afirmou que iniciativas como a do setor de portas de madeira devem servir de exemplo para outros segmentos que precisam buscar mais competitividade. “O PIB industrial brasileiro vem decrescendo nos últimos anos, o que é uma preocupação para o País, e só vamos reverter esse processo se cada um de nós fizer ações como essas para aumentar a qualidade de nossos produtos”, declarou. “Existem setores que se unem e fazem as mudanças acontecerem, como é o caso da indústria da madeira, e esse exemplo deve ser seguido”, completou. Leia mais.