Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




01/07/2013

Encontro discute qualificação da cadeia produtiva de portas de madeira

Durante o evento, promovido pela Abimci na sede da Fiep, Senai no Paraná formou a primeira turma do curso de instaladores do produto
clique para ampliar clique para ampliarCampagnolo destacou a união do setor em busca de competitividade (Foto: Mauro Frasson)

A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) sediou na quinta e sexta-feira (27 e 28) o 1º Encontro da Cadeia Produtiva da Porta de Madeira. O evento, promovido pela Associação Brasileira da Indústria da Madeira Processada Mecanicamente (Abimci), discutiu questões de certificação e melhoria da qualidade dos produtos. Durante o encontro, o Senai no Paraná também formou a primeira turma do curso de instaladores de portas de madeira, desenvolvido para atender a uma demanda do segmento.

Em um processo iniciado há 20 anos, a Abimci, através de seu Comitê de Portas, vem atuando para aprimorar o desenvolvimento e padronização dos produtos. Recentemente, lançou o Programa Setorial da Qualidade para Portas de Madeira para Edificações (PSQ/PME), pelo qual certifica os produtos de acordo com a norma NBR 15.930, em vigor desde o final de 2011. Atualmente, 16 empresas participam do programa.

O presidente da Fiep, Edson Campagnolo, que participou da abertura do encontro, afirmou que iniciativas como a do setor de portas de madeira devem servir de exemplo para outros segmentos que precisam buscar mais competitividade. “O PIB industrial brasileiro vem decrescendo nos últimos anos, o que é uma preocupação para o País, e só vamos reverter esse processo se cada um de nós fizer ações como essas para aumentar a qualidade de nossos produtos”, declarou. “Existem setores que se unem e fazem as mudanças acontecerem, como é o caso da indústria da madeira, e esse exemplo deve ser seguido”, completou. Leia mais.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.