Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Negócios04/12/2012

Empresas proativas antecipam mudanças, afirma especialista

Palestra do professor e pesquisador da Fundação Dom Cabral foi na sexta-feira (30) e iniciou série de eventos da Escola de Gestão da Indústria do Sistema Fiep
clique para ampliar clique
                                          para ampliarLeonardo Araújo destacou as características de empresas proativas durante evento da Escola de Gestão da Indústria do Sistema Fiep (Foto: Mauro Frasson)

Empresas e indústrias proativas são aquelas que antecipam mudanças de mercado e tomam decisões estratégicas de negócios a partir do que visualizam para o futuro. A conclusão é do professor e pesquisador da Fundação Dom Cabral nas áreas de marketing e inovação, Leonardo Araújo, que ministrou palestra sobre “Proatividade de Mercado: Uma nova abordagem para o crescimento”, promovida pela Escola de Gestão da Indústria, nesta sexta-feira (30), na sede da Fiep, no Jardim Botânico, em Curitiba.

A palestra de Araújo marcou o início de uma série de eventos que serão promovidos pela Escola de Gestão da Indústria. A Escola faz parte das Faculdades da Indústria do Sistema Fiep e traz um novo conceito de formação executiva para a comunidade empresarial.

“O evento faz parte das novas ações que visam proporcionar conhecimentos ao empresariado por meio de trocas de experiências com profissionais de ampla vivência no mercado, sempre com foco nas demandas de empresas e indústrias”, afirmou Eduardo Vaz, gerente executivo do IEL no Paraná, entidade responsável pela gestão da Escola de Gestão da Indústria.

Antecipar mudanças – Na sua palestra, Leonardo Araújo, que é coautor do livro “Empresas proativas: Como antecipar mudanças no mercado”, destacou que além da característica de antecipar o futuro, a proatividade nas empresas está também na forma como elas  se relacionam com o ambiente externo e como enxergam os negócios.

Na visão do especialista, as empresas proativas entendem que as regras do jogo competitivo, a princípio, ditadas pelo mercado ou pela sociedade, não são fixas. “As empresas podem mudar o cenário, escolhendo as melhores estratégias e evoluir nos negócios”, disse. Para que isso aconteça, é preciso que ela assuma uma postura realmente proativa e não permaneça apenas reativa, respondendo às mudanças de mercado.

Leia aqui a matéria completa.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.