Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
Empresários e representantes de associações da Província de Treviso da Itália e do Paraná reuniram-se nesta segunda-feira (15), na sede do Sistema Fiep, no Jardim Botânico em Curitiba, para trocar experiências e debater sobre oportunidades de negócios na área de construção civil (casas ecológicas e produtos para o setor) no Brasil e no país europeu. O evento foi promovido pelo Centro Internacional de Negócios (CIN), da Federação das Industrias do Paraná, e contou com a presença do vice-presidente da Fiep, Rommel Barion e da gerente do CIN, Janet Pacheco.
Durante o encontro, os empresários conheceram a estrutura do Sistema Fiep e do CIN no Paraná. “O CIN é o braço internacional da Fiep, auxiliando empresas paranaenses na internacionalização, atuando em três frentes: promoção comercial, cooperação internacional e atração de novos investimentos”, disse o vice-presidente da Fiep, Rommel Barion, que deu as boas vindas à comitiva italiana.
Os aspectos econômicos do Paraná foram apresentados pelo economista da Fiep, Roberto Zurcher. Segundo ele o Estado possui mais de 10 milhões de habitantes e tem o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) comparado ao da Inglaterra. “O Paraná é um polo de cidades inovadoras. É o Estado que mais cresce no Brasil, com educação elevada e estrutura para atender indústrias, além de características culturais diversificadas devido ao grande número de imigrantes”, afirmou Zurcher.
A engenheira florestal e colaboradora do Senai no Paraná, Juliana Lacerda apresentou aos participantes as principais áreas industriais atendidas pela entidade no Paraná e falou do Núcleo de Soluções Sustentáveis, localizado na unidade do Senai, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). “O núcleo estuda soluções e novas tecnologias sustentáveis, que são aplicáveis na indústria e na área de construção civil”, relatou.