Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
Disponibilizar meios para que jovens e adultos possam concluir a educação básica é a proposta da EJA. Conheça mais a respeito da Educação para Jovens e Adultos na entrevista com a coordenadora do programa, Regina Berbetz.
1 - O que é EJA, como está organizada e a quem se destina?
Regina Berbetz - A EJA - Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino
que atende jovens e adultos que, por algum motivo, não completaram a educação básica (ensino fundamental
e médio) em idade apropriada. A organização da EJA se dá em etapas:
Ensino Fundamental Fase
I - 1ª a 4ª série;
Ensino Fundamental Fase II - 5ª a 8ª série;
Ensino Médio.
No
Sistema Fiep, a EJA é ofertada aos trabalhadores da indústria através do programa Sesi Educação
do Trabalhador.
2 - Quais as características da EJA e como funciona o programa dentro do Sistema FIEP?
Regina Berbetz - O Sesi Educação do Trabalhador oportuniza aos trabalhadores da indústria que não concluíram a educação básica, dar continuidade aos seus estudos dentro da própria empresa, em horário distinto de sua jornada de trabalho, possibilitando dessa maneira a economia do deslocamento e do tempo. A aprendizagem também pode ser realizada nas próprias unidades do Sesi Paraná. Cada etapa do programa é composta de 1200 horas, sendo que a carga horária diária de aula é variável, atendendo às especificidades da empresa e do trabalhador. As disciplinas são ministradas de forma modular cumprindo a legislação vigente. O professor desloca-se até a empresa contratante que, por sua vez, é responsável pela cessão do espaço físico. Quinzenalmente, é realizado o assessoramento técnico-pedagógico no local das aulas, pela pedagoga responsável pelo programa. O Sesi tem autonomia no processo de avaliação e certificação desses alunos.
4 - Quem forma o corpo docente da EJA?
Regina Berbetz - O corpo docente é selecionado pelo RH do Sistema Fiep e equipe técnica, por meio de teste seletivo e entrevistas. É um quadro de professores altamente qualificado, com licenciatura plena na disciplina a ser ministrada e capacitado para a metodologia SesiEduca pela equipe técnico-pedagógica do Sesi.
5 - Qual a importância desse programa?
Regina Berbetz - Uma das grandes dificuldades do setor industrial é a baixa escolaridade do trabalhador. Com este programa o empresário pode propiciar o aumento da escolarização de seus colaboradores. Com isso, esses trabalhadores poderão desenvolver melhor suas funções, terão mais condições de alçar promoções, assim como terão sua autoestima elevada, entre outros benefícios pessoais.