Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Nova ferramenta17/02/2016 - Atualizado em 22/02/2016

Empreendedorismo que se mede!

Ajude a testar o aplicativo Perfil do Empreendedor, no Campus da Indústria
clique para ampliarclique para ampliarO aplicativo em teste também pode ser usado para apoiar na busca de talentos. 

O Senai Centro Internacional de Inovação está desenvolvendo uma ferramenta para ajudar projetos em potencial. Colaboradores podem procurar pelas incubadoras no Campus da Indústria e sair de lá com um resultado que ajuda não apenas quem está montando um empreendimento, mas também quem está à frente de um projeto. A ideia original, que começou a ser desenvolvida no final de 2014, era apresentar ao Departamento Nacional o perfil de clientes dos Laboratórios Abertos do Senai no Paraná, mas a proposta cresceu.

“Ela pode ser usada para dar feedbacks rápidos para equipes de projeto, identificar assuntos que precisam ser melhor trabalhados na equipe, bem como apoiar na busca por talentos que complementem gaps [lacunas] do perfil”, explica o consultor técnico André Turetta.

O colaborador planejou e está executando o projeto ao lado do também consultor Mario Rafael Bendlin Calzavara, após ideia do coordenador de empreendedorismo e inovação da Gerência de STI, Felipe Couto. Como se trata de um protótipo, a ferramenta só pode ser acessada por colaboradores.

Como funciona - O aplicativo conta com 40 perguntas, divididas em 4 grandes blocos: Atitude, Competências, Mercado e Negócio. "Elas tentam identificar o grau de domínio do empreendedor em 10 temas (melhoria contínua, comunicação, liderança, ousadia e inovação, trabalho em equipe, visão estratégica, foco em resultados, disciplina, pró atividade e foco no cliente)”, diz Turetta. Outro objetivo é entender se as competências estão mais ligadas à fase de arranque ou de concretização do negócio no mercado.