Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
Dedicação, vontade e otimismo definem a história da vida de Débora Desirrê de Lara, gerente da área de Esporte e Lazer do Sesi Paraná. No dia 03 de maio ela completou 29 anos de carreira no Sistema Fiep. "Iniciei minhas atividades como auxiliar de escritório no Sesi Boqueirão. Fazia cursinho e sonhava em trabalhar com educação física, uma das minhas motivações para ingressar no Sistema Fiep", disse ela.
Deste primeiro trabalho em diante, sua carreira e ações dentro da instituição só foram aumentando. Quando se formou na universidade, Débora participou de um processo seletivo para o cargo de Professora de Educação Física no Sesi em São José dos Pinhais e atuou na unidade por mais 16 anos, realizando atividades de academia, dança, eventos de lazer e educação física escolar.
Com a experiência adquirida Débora estava pronta para um desafio maior: direcionar os serviços da área de esporte e lazer para dentro do ambiente de empresas, atuando no Sesi Ginástica na Empresa, eventos e jogos do Sesi. "Tive experiências fantásticas junto a diversas indústrias nacionais e também multinacionais, um período de muitas informações relacionadas a gestão e também de pesquisas", disse ela.
Especialização
E toda a dedicação dessa guerreira não parou por aqui. Débora iniciou uma pós-graduação em Administração Esportiva na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Com a nova formação, se candidatou a mais um processo seletivo para assumir o cargo de Analista Técnico na Gerência de Esporte e Lazer. Lá ela vivenciou diferentes experiências, conhecendo boas práticas em diferentes departamentos regionais do Sesi e participou do Comitê Nacional do Lazer Ativo, disseminando esses conceitos em diversas unidades do Paraná. "Minha rede de relacionamento se ampliou e pude desenvolver e apoiar projetos entre as áreas do Sesi e em unidades no estado".
Foi em 2008 que Débora assumiu a Gerência de Esporte e Lazer. Como toda a experiência que teve desde que entrou no Sistema Fiep, ela se sentiu preparada. "Vivi experiências na operação, o que me proporcionou diferenciais na gestão da área", conta.
Para continuar realizando de forma cada vez mais assertiva as ações da área junto com sua equipe, Débora iniciou na Unindus o MBA Indústria. No curso ela desenvolveu seu trabalho com o tema "Inovação Organizacional: Como o esporte pode ser aspecto facilitador da gestão corporativa". Segundo ela o tema escolhido tem relação com a vida profissional construída no Sesi Paraná.
"Acredito nos resultados que ocorrem quando a atividade física e o esporte são praticados no ambiente de trabalho, então foi muito natural que o tema escolhido fosse ligado a informações e pesquisas realizadas na área de Esporte e Lazer e que pudessem posteriormente auxiliar no desenvolvimento das ações, agregando informações, conceitos e direcionamentos para a melhoria dos processos da área e o fortalecimento das atividades junto às indústrias", revelou.
Neste trabalho, Débora focou em três pilares: Inovação, a Gestão Organizacional e o Esporte. Ela constatou que os resultados da Avaliação de Impacto Social dos Jogos do Sesi geram retorno de investimento em qualidade de vida do trabalhador. Quando se valorizam as pessoas, criam-se condições favoráveis para a inovação organizacional, a participação nas práticas de negócios da empresa e organização do local de trabalho, além da melhora no clima organizacional.
"O esporte é uma forma extremamente positiva para que se conquiste grandes resultados. Da quadra esportiva para o ambiente de trabalho, através dos valores esportivos e do estilo de vida saudável tudo pode ser muito melhor", revela.
Ação Global - Uma das experiências marcantes para Débora foi a Ação Global realizada no dia 05 de maio, em São José dos Pinhais e Paranaguá. Segundo ela o evento é feito a várias mãos, com a organização da gerência de Esporte e Lazer do Sesi Paraná e apoio de diversas áreas do Senai, IEL, além da ajuda de colaboradores de diversidades unidades dos munícipios sede. "Essa foi a 17ª. edição da Ação Global e participei de 16 delas, de diversas formas, desde auxiliar na organização de filas até a coordenação geral, como tem acontecido nos últimos anos."
Segundo Débora os preparativos começaram em aproximadamente 90 dias antes da data do evento e foram inúmeras reuniões, visitas, verificações, telefonemas, e muitas outras atividades envolvendo toda a equipe.
"Ao final do dia o cansaço físico é grande, mas a sensação de ter participado de uma ação dessa magnitude é o melhor presente", conta.
Ainda sobre sua trajetória profissional Débora complementa. "Fico satisfeita ao fazer esse retrospecto e concluir que nenhum dia foi igual ao outro, isso me mantém motivada e comprometida com os valores da instituição".
Horas de lazer - Quando não está no trabalho, Débora gosta de passar os momentos com a família, ir ao cinema e ler. Sempre que pode acompanha o filho Natan em atividades escolares e esportivas. Outro hobby é cozinhar. "Adoro testar novas receitas", disse.
Que linda história! Você fez por merecer, Parabéns!!!
Débora, agora mais do que nunca você é global. Parabéns.
Muito legal conhecer o perfil e a história dos colaboradores! Parabéns à Débora pelo trabalho e ao Nosso Sistema por contar pra gente quem são essas pessoas que fazem o Sistema Fiep!
Parabéns, Débora!!!! Que tragetória, hein. Um grande exemplo. Sucesso! Abçs, Karem
Parabéns Débora pelo exemplo de vida na sua trajetória profissional. Sucesso sempre.