Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




29/07/2013

Curitiba fecha ciclo de fóruns regionais de qualificação profissional

Encontro com gestores municipais da Região Metropolitana e Litoral foi o último de onze eventos realizados no Estado para divulgar cursos de capacitação
clique para ampliar clique para ampliarCampagnolo fala durante o fórum, observado pelo governador Beto Richa e a secretária Fernanda Richa (Foto: Mauro Frasson)

Curitiba recebeu, na quarta-feira (24), o último dos onze Fóruns Regionais de Apoio à Formação e Qualificação Profissional realizados no Paraná nas últimas semanas. Os encontros, que no total contaram com a participação de mais de 3.300 pessoas, serviram para divulgar aos gestores municipais de todo o Estado as oportunidades de cursos de capacitação profissional gratuitos disponíveis, especialmente através do Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Este ano, o Pronatec tem mais de 75 mil vagas disponíveis nas instituições executoras do programa no Paraná, como o Senai, que integra o Sistema Fiep.

O fórum dea quarta, que reuniu prefeitos e secretários de 36 municípios da Região Metropolitana de Curitiba e Litoral, contou com a presença do governador Beto Richa e do presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, além de secretários estaduais e representantes de outras instituições que ofertam cursos de qualificação, como Senac, Senat e Instituto Federal do Paraná (IFPr).

Para Campagnolo, que participou de cinco dos onze fóruns realizados, a mobilização em torno da qualificação profissional ocasionada pelos eventos certamente vai impulsionar o processo de capacitação de jovens e trabalhadores no Paraná. “Foi um trabalho magnífico, em que apresentamos aos municípios as oportunidades que eles têm de compartilhar o conhecimento com seus cidadãos”, declarou.

O presidente do Sistema Fiep ressaltou ainda que as prefeituras devem se empenhar em conseguir levar os cursos do Pronatec aos municípios, até porque os recursos para que eles sejam realizados, provenientes dos cofres da União, saem na realidade do bolso dos cidadãos. “Esses recursos saem da carga tributária que é paga por todas as pessoas e por isso eles devem ser muito bem aplicados, assim como acontece em um programa tão importante como o Pronatec”, disse Campagnolo. Leia mais.

Confira a reportagem em vídeo:

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.