Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Curitiba e RMC25/09/2012

"Cuatro Vientos" encanta o público com música e humor

 

clique para ampliar clique para ampliarO show flui à medida que o espectador entra na brincadeira e se deixa levar pelos sons e bom humor do quarteto (Foto: Gelson Bampi -)

Mais de 300 pessoas assistiram ao show do grupo "Cuatro Vientos", foi o convidado do mês do Sesi Música. O show foi domingo (23), no Teatro Sesi. O público aplaudiu e curtiu a música e o humor do grupo, que interage com a plateia e chama à participação. Trabalhadores de 18 indústrias de Curitiba e Região Metropolitana vieram ao teatro. Formado há mais de duas décadas na Argentina, o quarteto de saxofones é um espetáculo à parte. O jogo flui à medida que o espectador entra na brincadeira e se deixa levar pelos sons e bom humor do quarteto. Leia mais aqui.    


Empresas do Paraná já podem captar recursos na EMBRAPII

clique para ampliar clique para ampliarAção EMBRAPII foi apresentada aos especialistas do Senai no Paraná (Foto: Mauro Frasson)

O Senai no Paraná recebeu na última quinta-feira (20), a comissão de coordenação da ação piloto da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII),  criada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O objetivo da EMBRAPII é fomentar projetos de cooperação entre empresas nacionais e instituições de pesquisa e desenvolvimento para a geração de produtos e processos inovadores.

Na prática, as empresas com potencial e interesse em investir em inovação poderão se beneficiar de recursos não reembolsáveis para a viabilização de projetos por meio da EMBRAPII que, segundo o gerente do núcleo estratégico do Senai, Luiz Alberto Mascarenhas, nasce com a função de desburocratizar e agilizar o processo de captação de recurso a fim de garantir o sucesso da inovação. "Por vias normais, de editais de fomento, os recursos demoram até dois anos para chegar à empresa. Esse tempo é suficiente para uma ideia inovadora morrer", ressalta. Leia mais.

Caminhada pela sustentabilidade reúne comunidade em São José dos Pinhais

clique para ampliar clique para ampliarAntes da caminhada, os participantes realizaram aquecimento, orientado por profissionais do Sesi (Foto: Gelson Bampi)

Moradores de São José dos Pinhais participaram no domingo (23) da "Caminhada pela Sustentabilidade", realizada pela Faculdade Metropolitana de Curitiba (Famec) e o Sesi, no Parque São José dos Pinhais, localizado na entrada da cidade. Com o tema "Um mundo mais verde também depende de você", a caminhada mostrou que a sustentabilidade é resultado da colaboração e atitudes de cada cidadão, entre elas o cuidado com a natureza e o meio ambiente.

O evento contou com o apoio do Movimento Nós Podemos Paraná, Cini Bebidas e Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São José dos Pinhais. Segundo o professor e coordenador do Centro de Negócios Sustentáveis da Famec, Marcos Vessen, a caminhada teve como objetivo incentivar e conscientizar à população em relação a práticas mais sustentáveis. "A sustentabilidade depende das ações de cada um de nós, a começar pelos cuidados com a própria saúde. Por isso realizamos esta caminhada, com o tema sustentabilidade, em contato direto com o meio ambiente, mostrando a importância da atividade física e do respeito com a natureza", disse. No final da caminhada, os participantes assistiram uma apresentação de música para comemorar a chegada da primavera, realizada pela Escola Nikkei, de Curitiba. 

Alunos e professores do Paraguai visitam o Senai, da CIC

clique para ampliar clique para ampliarNa visita, professores e alunos do Paraguai conheceram a estrutura do Senai e assistiram palestras sobre a instituição e o tema sustentabilidade (Foto: Divulgação)

No último dia 17, o Senai  da CIC recebeu um grupo de 56 alunos e cinco professores do Centro de Capacitação Técnica Fernando De La Mora, do Paraguai. O grupo conheceu a estrutura da unidade e assistiu duas palestras, uma sobre o Senai, apresentada pelos colaboradores Simone Luzia Bader Maluf e Alisson Laurindo e outra sobre sustentabilidade, ministrada por Magali Vieira Bucco. Na visita, o grupo também conheceu os laboratórios de ensino do Meio Ambiente e a Casa Sustentável e participaram de um café oferecido pelo Senai, que presenteou os visitantes com artesanatos locais. As instituições também debateram sobre parcerias e possibilidade de intercâmbio. 

Estudantes participam de estudo sobre a Constituição Brasileira

clique para ampliar clique para ampliarDurante o estudo, os alunos conheceram as leis da Constituição da República Federativa do Brasil e o papel dos cidadãos na promoção de mudanças no país (Foto: Divulgação)

Alunos do Colégio Sesi CIC, da oficina de aprendizagem "Faces do Poder 2,
3 e 4", participaram de estudo sobre a  Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada no dia 5 de outubro de 1988. A atividade foi orientada pela professora Camila Zanella e englobou conceitos e o período da redemocratização do Brasil, com as leis sobre a organização do Estado e leis de organização dos Poderes. A iniciativa mostrou que o cidadão deve conhecer seus direitos e entender as atribuições daqueles que exercem o poder em seu país. Neste sentido é necessário que os jovens, futuros eleitores, conheçam as leis para que possam promover mudanças.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.