Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




02/12/2013

Conselho da Construção Civil deve focar em inovação e qualificação em 2014

Os projetos foram apresentados na última terça-feira (26) durante a reunião do Conselho Setorial da Indústria da Construção Civil da Fiep
clique para ampliar>clique para ampliarOs detalhes da Casa Sustentável do Senai, inaugurada em setembro, foram conhecidos de perto por integrantes do Conselho Setorial da Indústria da Construção Civil da Fiep (Foto: Mauro Frasson)

Estrutura de Wood Frame, iluminação fornecida por células fotovoltaicas e telhado verde que drena a água da chuva. Os detalhes da Casa Sustentável do Senai – inaugurada em setembro – foram conhecidos de perto por integrantes do Conselho Setorial da Indústria da Construção Civil da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). A casa foi construída a partir de processos e materiais que reduzem em até 85% o desperdício de materiais e em 80% as emissões de CO2.

O coordenador do conselho, Normando Baú, lembrou que muitas das tecnologias adotadas na casa estão disponíveis no mercado. Para ele, faltam divulgação e informação para que as pessoas conheçam as opções. “Sugiro um programa de visitas à Casa Sustentável. As tecnologias aplicadas aqui podem ser levadas para a indústria, como a adoção das células fotovoltaicas, que ajudam a economizar energia. Além disso, o ambiente inspira a inovação. Uma ideia puxa a outra”, avaliou Baú.

Além da visita, o conselho se reuniu para concluir algumas discussões que mobilizaram o setor ao longo do ano. Foram discutidas soluções para questões como terceirização, cotas para jovens aprendizes e logística reversa. Leia mais. 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.