Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
A cidade de São Mateus do Sul, da regional dos Campos Gerais foi fundada no dia 21 de setembro de 1908. Com mais de 36 mil habitantes que dividem a zona urbana e rural, o município tem sua história relacionada aos emigrantes do sul do Brasil, espanhóis, alemães e poloneses. Os alemães, procuravam explorar o petróleo do xisto iniciando-se assim a fundação de uma colônia que teve o nome de Santa Maria, mais tarde mudado para Maria Augusta e finalmente São Mateus do Sul. Na cidade está instalada a Usina Industrial do Xisto da Petrobrás. O município conta também com cerca de 100 indústrias nos mais diversos ramos. A indústria ervateira é outra atividade de destaque, demonstrando o interesse do mercado na erva-mate do município, considerado um dos maiores produtores brasileiros, com 50% de sua área de florestas e ervais nativos ainda preservados. As empresas de maior destaque são: Baldo S/A, Vier, Elizabeth, Maracanã, São Mateus e Rei Verde. A produção agropecuária também tem uma importante participação na economia do município, registrando-se 6.300 propriedades no território municipal que é de 1340 km2. A produção agropecuária do Município ocupa o 23º lugar no ranking estadual. Destacam-se como principais produtos: batata, milho, feijão, erva-mate, soja e fumo. Saiba mais.
O Sistema Fiep em São Mateus do Sul
O Sistema Fiep em São Mateus do Sul conta com 21 colaboradores. O SESI iniciou suas atividades em junho de 2005 para atender ao contrato de SESMT Coletivo com a Petrobras e suas empresas terceirizadas, em seguida passou a atender também outras industrias e empresas locais, além das cidades vizinhas de São João do Triunfo e Antônio Olinto.
Os principais serviços oferecidos pelo SESI são os de lazer com o ginástica na empresa, jogos do SESI, Atleta do Futuro e Circuito Cultural. Na área de saúde são realizados exames de Auxílio Diagnóstico, PCMSO (Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional) e PPPA (Programa de Prevenção de Perda Auditiva ), além de palestras. Na área de segurança do trabalho são realizados laudos de insalubridade e periculosidade, treinamentos,PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), PPR (Programa de Proteção Respiratória), PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos) e PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria de Construção Civil) , DDS (Diálogo Diário de Segurança ), além e inspeções planejadas na Petrobras.