Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Soluções e Inovação31/05/2011

Conheça o Programa de Prevenção de Perdas Auditivas do Sesi Paraná

O ruído é um agente patogênico frequentemente encontrado em diversos ambientes de trabalho, sendo responsável não apenas por alterações auditivas, mas também de ordem neurovegetativas e psicossomáticas. Outros agentes como produtos químicos e vibrações também podem causar danos à integridade auditiva dos trabalhadores, principalmente quando se somam ao ruído. A perda auditiva por ruído ocupacional é uma perda permanente e irreversível, por isso é imprescindível que as empresas que possuem níveis de pressão sonora elevados desenvolvam medidas preventivas que visem a conservação da audição dos trabalhadores.

O Programa de Prevenção de Perdas Auditivas (PPPA ) do Sesi Paraná é composto por um conjunto de medidas desenvolvidas pelos profissionais da área de segurança e saúde do trabalho, com o objetivo de prevenir a instalação de perdas auditivas induzidas por níveis de pressão sonora elevados, controlar a evolução de perdas auditivas já existentes e  diagnosticar precocemente tais perdas. Estas medidas basicamente resumem-se em avaliação, monitoramento e controle da exposição ao risco; avaliação e monitoramento audiológico dos trabalhadores expostos ao ruído e realização de trabalhos educativos.

As empresas ao desenvolverem o PPPA melhoram a qualidade de vida de seus trabalhadores e, além de cumprirem com a legislação vigente, se beneficiam com um aumento de produtividade. Sem contar que minimizam demandas judiciais nas esferas trabalhista, cível e criminal.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.