Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
Curitiba, a capital do Paraná, foi fundada em 29 de março de 1693. A cidade é composta por 75 bairros e conta com uma população de 1.851.215 habitantes. A história do município começou ainda no século XVII e a principal atividade de Curitiba era a mineração, aliada a agricultura de subsistência. O ciclo seguinte, que perdurou pelos séculos XVIII e XIX, foi o da atividade tropeira, derivada da pecuária. O longo caminho e as intempéries faziam com que os tropeiros fizessem invernadas, à espera do fim dos invernos rigorosos, em fazendas como as localizadas nos "campos de Curitiba".
No final do século XIX, com o ciclo da erva-mate e da madeira em expansão, dois acontecimentos foram marcantes: a chegada em massa de imigrantes europeus e a construção da Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba, ligando o Litoral ao Primeiro Planalto paranaense. No século XX, no cenário da cidade planejada, a indústria se agregou com força ao perfil econômico antes embasado nas atividades comerciais e do setor de serviços. A cidade enfrentou, especialmente nos anos 1970, a urbanização acelerada, em grande parte provocada pelas migrações do campo, oriundas da substituição da mão-de-obra agrícola pelas máquinas.
Origem do nome - Curitiba é uma palavra de origem Guarani: kur yt yba quer dizer "grande quantidade de pinheiros, pinheiral", na linguagem dos índios, primeiros habitantes do território. As terras onde hoje está Curitiba apresentavam grande quantidade de Araucaria angustifolia, o pinheiro-do-Paraná. Sua semente é o pinhão, que servia de alimento a um pássaro também encontrado em grande quantidade no começo da ocupação do território: a gralha-azul (Cyanocorax caeruleus).
O Sistema Fiep em Curitiba
O Sistema Fiep em Curitiba está presente
através de unidade Sesi/Senai localizadas no Bairro CIC, Portão, Boqueirão, Jardim Botânico (Cietep)
e Centro (Sede). A cidade conta também com unidades do Colégio Sesi no Boqueirão, CIC, Hauer (ESIC),
Centro (Fesp) e Portão. Ao todo, são atendidos cerca de 15 mil indústrias da capital do Paraná
e Região Metropolitana. O Sesi e o Senai realizam diversos atendimento a população local, com serviços
na área de Educação, Educação Profissional, Educação Continuada, Saúde
e Segurança, Serviços Técnicos e Tecnológicos, Lazer e Esporte, Ergonomia, Diagnósticos
de Saúde e Estilo de Vida, entre outros. Uma unidade do IEL para atendimento direto da população
fica localizada na sede, em Curitiba. A Fiep também atua fortemente na região, com a representação
politico-institucional junto a sindicatos e indústrias do Paraná.