Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Tecnologia e Inovação11/03/2013 - Atualizado em 13/03/2013

Conheça a gerência de serviços tecnológicos e inovação do Senai

clique para ampliar clique para ampliarEntre as diversas soluções oferecidas à indústria pelo Senai estão os serviços laboratoriais. Na foto, o Laboratório de Meio Ambiente, do Senai da CIC (Foto: Comunicação Fiep)

Além das gerências de educação e alianças estratégias, o Senai conta com a área de Serviços Tecnológicos e Inovação. Segundo a gerente da área, Sonia Regina Hierro Parolin, o Senai tem o compromisso de auxiliar as indústrias paranaenses a serem mais competitivas e, com isso, gerar mais empregos no estado. “Além de promover a educação profissional tecnológica, o Senai oferta uma gama de serviços voltados à gestão empresarial, processo produtivo e promoção da inovação na indústria. Detém a maior rede privada de laboratórios do país voltada para diversos setores industriais e áreas transversais”, destacou.  

São diversas as atividades realizadas com o objetivo de promover a competitividade industrial, entre elas, serviços metrológicos em rede de laboratórios, consultorias especializadas, pesquisa aplicada, certificação de produtos, calibração, prototipagem rápida, inovação para a indústria e eventos técnicos.

Mais de 6 mil empresas atendidas em 2012
Somente em 2012, a gerência atendeu mais de 6 mil empresas com Serviços Tecnológicos e Inovação, em diversas áreas, totalizando 81mil serviços com 135mil horas técnicas das equipes envolvidas.

No último ano, a área trabalhou na estruturação de sete Institutos de Tecnologia do Senai nas áreas de Meio Ambiente, Tecnologia da Informação, Madeira e Mobiliário, Alimentos e Bebidas, Construção Civil, Metalmecânica e Celulose e Papel. Em 2013, contará com a implantação do  primeiro Instituto Senai de Inovação no Paraná na área de Eletroquímica.

Inovação e tecnologia
Entre os diversos serviços na área de tecnologia, a gerência promove ações para incentivar a inovação nas indústrias, por meio de workshops e metodologias de gestão da inovação, cultura da inovação e intraempreendedorismo.

No Senai em Curitiba, disponibiliza o laboratório de criatividade, para estimular empreendedores a desenvolver por meio de técnicas, métodos e ferramentas, processos e produtos inovadores, que gerem receita e aumentem a competitividade das empresas paranaenses. O espaço explora estratégias para desbloqueio da capacidade de geração de ideias, estimular soluções criativas de problemas e aplicar o conhecimento em situações práticas.

Além dessas ações, a gerência conta com o programa de gestão de resíduos sólidos em parceria com o Sebrae. A área também conta com os núcleos de Vigilância de Editais de Fomento e Licitações; de Capital Inovador; Orientação de Propriedade Intelectual – NOPI e Núcleos de Apoio à Gestão da Inovação (NAGI), além da Incubadora de Negócios Inovadores e o Núcleo Senai+Design, presente em 21 estados brasileiros que oferta serviços de excelência em design voltados ao universo das indústrias.

Paralelamente, ao longo do ano, a gerência realiza uma série de eventos visando o desenvolvimento e inovação da indústria, entre eles o Inovatec, Inova Senai, Mundo Senai, Semana D (Design) e Mostra IDEA Brasil.

Orgulho de pertencer
Colaboradores da gerência orgulham-se do trabalho realizado e de fazer parte do Senai. Para a colaboradora da gerência de Serviços Tecnológicos e Inovação,  Maricilia Volpato, que trabalha na entidade desde 2004 com projetos voltados à inovação, o Senai promoveu crescimento pessoal e profissional, além de grandes realizações.

“Meu trabalho consiste em desenvolver e executar projetos voltados à Inovação. Acredito que Inovar é um verbo imperativo e é conjugado nas diversas áreas do Senai, desde a educação profissional e tecnológica, na pesquisa aplicada, nas consultorias e assessorias prestadas, projetos desenvolvidos até a celebração dos resultados”.

Sobre trabalhar no Senai, ela revela: “Sou muito feliz e tenho orgulho de fazer parte desse time de 70 anos, que se renova todas as décadas para junto das indústrias fazer nosso país crescer e se desenvolver. Trabalhar no Senai para mim significa transformar a vida das pessoas, sonhos em realidades e projetos em inovação”.

Crescimento junto com o Senai
Juliana Cresto começou a carreira no Senai em 2001 e desde então pode acompanhar e fazer parte do crescimento da entidade, que segundo ela, é gratificante. “Eu cresci junto com o Senai, como pessoa e profissional. Esta empresa me proporcionou oportunidades de atuação e desenvolvimento e hoje estou mais realizada do que nunca fazendo parte da equipe da Gerência de Serviços Tecnológicos e Inovação. Outra característica marcante do Senai é ser uma empresa com um clima familiar, um ambiente agradável de estar. Aqui conheci pessoas que marcaram a minha vida e fiz grandes amigos. É muito bom fazer parte desta equipe.”, disse.

A colaboradora Déborah Cristina Tacla Curi completou dez anos de Senai e segundo ela, este tempo foi de muito aprendizado, esforços e conquistas, além da construção de grandes amizades e crescimento profissional. “Trabalhar com projetos me fascina. Sejam eles estratégicos, de inovação ou estruturantes. Esta é a minha escolha profissional. Mas o que me encanta no Senai é que  nada é feito sozinho. Trabalhamos  em equipe. Equipe de pessoas que sempre estão  dispostas a servir, a ultrapassar seus limites para colaborar, a usar capacidade e criatividade para transformar sonhos em  projetos em realidade”, destacou.

Segundo o colaborador Alisson Marcelo Laurindo, que trabalha na facilitação de consultorias e pesquisas aplicadas em tecnologia e inovação, é gratificante trabalhar em uma empresa campeã que se supera a cada dia. “A confiança depositada nos colaboradores ajuda no momento de desempenhar as atividades, facilitando a tomada de decisão. Sinto-me orgulhoso de ver os números crescerem a cada mês e ajudar o Senai a se destacar no cenário tecnológico apoiando a inovação nas indústria”, disse ele.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.