Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
O Centro Cultural Sistema Fiep (Av. Cândido de Abreu, 200 Centro) abre nesta quarta-feira (14) a exposição "Barão de Mauá", sobre a vida e a trajetória do célebre empresário e empreendedor Irineu Evangelista de Sousa, que ajudou a industrializar o Brasil e foi pioneiro em diversas áreas da economia. Objetos pessoais, fotografias raras do século XIX, gravuras, quadros e pinturas fazem parte do acervo da exposição, que tem realização e patrocínio do Sesi-PR e produção da Aori.
A entrada é franca para o público. A exposição segue até o dia 13 de maio, de quarta a domingo, das 10h às 19h.
Durante a temporada será exibido, às sextas-feiras, às 19 horas, o filme "Mauá - o Imperador e o Rei", com Paulo Betti, na sala Multiartes, integrada ao Centro Cultural Sistema Fiep.
Sobre a exposição - Já montada em diversas cidades brasileiras, a exposição é resultado de extensa pesquisa sobre a vida e a trajetória profissional Evangelista de Sousa, Barão e Visconde de Mauá. Na exposição, a trajetória de vida está dividida em três partes. Na primeira, é apresentado o "Homem Comum", desde suas origens, o ambiente da sede do Império, no Rio de Janeiro até o início da ascensão da vida em Mauá.
A parte dois trata do "Homem de Empresa", retratando o industrial, o Barão da Ferrovia e o empreendedor, bem como a sua realização com a Coroa Portuguesa. A parte três, denominada "Enxergando mais longe", apresenta o Barão como banqueiro, suas ideias de valorização do trabalho livre na época da escravidão, os tempos difíceis - crise nacional e a sua falência, seus últimos anos de vida e o Mauá lembrado pelos brasileiros na era moderna.