Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
Na próxima sexta-feira, dia 8, o mundo todo se mobiliza em prol da campanha “De Bike ao trabalho” e o Sistema Fiep, por meio do Programa Mais Mobilidade, apoia esta causa. Neste dia, que tal tirar a sua “magrela” da garagem e vir para o trabalho pedalando? Aproveite para curtir o caminho e ainda fazer bem para sua saúde. Envie uma foto do seu trajeto para nós, no nossosistema@fiepr.org.br, que publicaremos na próxima edição. Não esqueça dos itens de segurança: capacete, luvas e luzes de sinalização.
Criada pela organização League of American Bicyclists, nos Estados Unidos, no ano de 1956, a campanha é marcada por ações que acontecem na segunda sexta-feira do mês de maio. O objetivo é incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte e promover reflexões sobre a mobilidade urbana.
Em Curitiba, os ciclistas que passarem pela Avenida Mariano Torres encontrarão no Largo Baden Powell informações sobre rotas, água e equipamentos para reparos. Na Praça Osório, os ciclistas terão estacionamento gratuito. Na página oficial da campanha no Facebook www.facebook.com/debikeaotrabalho é possível participar de promoções e concorrer a prêmios. Já no dia 9, sábado, acontece o encontro ciclístico, voltado para quem quer conhecer mais sobre como utilizar corretamente a bicicleta e começar a pedalar. O evento começa às 9h30, na Praça de Bolso do Ciclista. Também será lançada a cartilha digital “De Bike ao Trabalho Curitiba”.
Os ciclistas também podem registrar, até o dia 7 de maio, a participação e responder uma pesquisa para
mapear os pontos que mais precisam de infraestrutura e contribuir para o aumento das políticas públicas voltadas
à ciclomobilidade.
Segundo pesquisa realizada em 2013 pelo IBGE, 31,9% dos brasileiros (quase 65 milhões) caminham ou pedalam por trinta minutos ou mais para ir e voltar do trabalho diariamente. Com os problemas causados pelo excesso de motorização nas cidades, é necessário garantir condições adequadas para que essa parcela da população continue a caminhar ou pedalar e realizar ações que disseminem essas alternativas para toda a população. Esse é o terceiro ano consecutivo da campanha no Brasil. São centenas de cidades participantes espalhadas por todos os estados do país.
A campanha conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba e está sendo realizada pela Ciclo Iguaçú e MQ Comunicação, em parceria com a Bicicletaria Cultural, KuritBike, Bike Anjo, CicloVida, Sacis, União dos ciclistas do Brasil e Instituto Energia Humana.
Mais informações sobre a campanha no e-mail maismobilidade@fiepr.org.br