Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Campos Gerais30/04/2013

Blitz educativa orienta alunos e comunidade sobre regras de trânsito

clique para ampliar clique para ampliarEvento reuniu alunos do Colégio Sesi. Eles aprenderam mais sobre as regras de trânsito (Foto: Divulgação)

No dia 17 de abril, o Colégio Sesi em Guarapuava realizou, em parceria com a Guaratran -Departamento de Trânsito do município, uma blitz educativa sobre seguro obrigatório de danos pessoais causados por veículos automotores, o DPVAT. A atividade faz parte da oficina “Todo mundo em trânsito” que conta com aproximadamente 70 alunos. Materiais informativos e bafômetros descartáveis foram distribuídos aos motoristas que passaram na Avenida Moacyr Julio Silvestri.

Os alunos conheceram como funciona o bafômetro, orientados pelo professor Pablo Auda e realizaram o teste em motoristas interessados. Segundo o coordenador do Guaratran, Altair Bonassa, é fundamental a educação no trânsito para que as pessoas possam seguir as regras do Código de Trânsito Brasileiro e evitar acidentes. Para o professor Willian Kolc, do Colégio Sesi, o evento ajudou na disseminação de informações entre os alunos. “É importante debatermos esses assuntos com jovens para que se tornem motoristas conscientes e também repassem as informações a outras pessoas”, disse.

Parceria viabiliza capacitação de pessoas com deficiência
Em abril, a Agência do Trabalhador de Ponta Grossa abriu inscrições para o Projeto Universidade Mercado Móveis (UNIMM) de Profissionalização de Pessoas com Deficiência. O curso será realizado no Senai em Ponta Grossa. Ao todo são duzentas e vinte vagas para as cidades de Ponta Grossa, Castro e Palmeira. Serão aulas para curso de auxiliar administrativo, auxiliar de marketing e vendas e assistente de logística.

A coordenadora do programa, Janaína Cazini, explica que os professores passaram por um treinamento. “Desde 2012 o projeto Senai de ações inclusivas vêm preparando esses professores para que estejam aptos a dar aulas para as pessoas com deficiências”, afirma. O tema foi destaque em portal de notícias da cidade. Leia aqui a matéria completa.

Sesi encerra mais uma competição esportiva em Guarapuava

clique para ampliar clique para ampliarCerca de 90 colaboradores participaram das competições (Foto: Divulgação)

No dia 20 de abril aconteceu em Guarapuava a final do IX Campeonato de Futebol Sete da empresa Iberkraft. O evento foi coordenado pelo setor de esportes e lazer do Sesi no município. O campeonato teve início no mês de março com rodadas aos finais de semana. Sete equipes participaram do evento. Ao todo foram 90 colaboradores da empresa que competiram nos jogos, realizados na sede da associação da Iberkraft, aos sábados.

Além de incentivar o esporte, a atividade promoveu descontração e integração entre os funcionários e familiares que prestigiaram os jogos. Nesta quarta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador, acontece a solenidade de premiação da competição. Quem recebe o prêmio é a equipe “Turno A”.

Alunos realizam visita técnica em estação de energia da Copel

clique para ampliar clique para ampliarVisita aconteceu no dia 18 de abril (Foto: Divulgação)

Alunos do 3º módulo do Curso Técnico em Eletrotécnica do Senai em Guarapuava visitaram no dia 18 de abril a subestação de energia elétrica, entre os bairros Trianon e Santana. O objetivo foi de aprimorar os conteúdos estudados em sala de aula com a técnica de ensino do Senai Lilian Rosana Kremer Schultz. 

Os alunos foram recepcionados por funcionários da Copel, empresa responsável pela subestação. Eles explicaram o funcionamento da mesma e tiraram dúvidas dos alunos.


Sesi apoia RPC na Praça

clique para ampliar clique para ampliarEvento reuniu mais de 3 mil pessoas (Foto: Divulgação)

No dia 20 de abril a RPC TV realizou o evento “RPC na Praça”, no bairro Santa Paula. O evento contou com o apoio do Sesi em Ponta Grossa. Foram realizadas diversas atrações culturais e de lazer, entre elas, o parque recreativo, música, teatro e humor. Participam do evento mais de 3 mil pessoas.








Empreendedorismo é tema de palestra em Irati

clique para ampliar clique para ampliarPalestra reuniu alunos de cursos técnicos do Senai (Foto: Divulgação)

No dia 18 de abril cerca de 70 alunos do curso técnico em Logística e do curso de aprendizagem “Operador de Processos Logísticos” do Senai em Irati, participaram de uma palestra sobre "Empreendedorismo", ministrada pelo empresário e presidente da Associação Comercial Industrial Agrícola de Irati (ACIAI ) Rogério Kuhn.

A palestra teve como objetivo despertar o espírito empreendedor dos alunos por meio de experiências reais do ato de empreender.


Senai recruta colaboradores para a empresa Cargill

clique para ampliar clique para ampliarOs 100 primeiros colaboradores da Cargill em Castro foram contratados com ajuda do Senai (Foto: Divulgação)

Em implantação no município de Castro, a Cargill Milho já vem requisitando os serviços do Senai. Em março aconteceu a contratação de serviços por meio da assessoria em educação da entidade. A empresa solicitou a realização do processo seletivo dos cem primeiros colaboradores da organização.

O processo, realizado na sede recém-instalada do Senai em Castro, contemplou provas teóricas, práticas e dinâmica relacional, destinando-se a candidatos para as vagas de Operador, Auxiliar de Operador,   Mecânico, Eletricista e  Controlador de Qualidade. Na foto, o grupo selecionado em seu 1º dia de treinamento,  atividade em que o  Senai  também está envolvido.

Colaboradores da Agrocete e Engeporte participam de treinamento

clique para ampliar clique para ampliarCurso mostrou como usar o equipamento de forma segura e eficiente (Foto: Divulgação)

Nos dias 21, 22 e 23 de março, o Senai em Ponta Grossa realizou o curso de  Minicarregadeira Bobcat para colaboradores das empresas Agrocete e Engeporte. O objetivo da capacitação foi de proporcionar conhecimentos e habilidades em relação à utilização da minicarregadeira.

Com o treinamento será possível que colaboradores realizem as operações de forma segura e eficiente, de acordo com a Norma Regulamentadora nº 11. O treinamento foi ministrado pelo professor Adriano de Jesus da Silva.


Senai apresenta laboratório de cerâmica vermelha em evento nacional

clique para ampliar clique para ampliarEvento aconteceu no dia 12 de abril e contou com a presença de colaboradores do Sistema Fiep (Foto: Divulgação)

No dia 12 de abril, o gerente de operações do Senai em Ponta Grossa, Henry Cabral, participou da  abertura da 4ª Festa Nacional das Cerâmicas e Oleiros do Tijolo em Prudentópolis. Durante o evento o Senai apresentou o laboratório de cerâmica vermelha e realizou mais de 60 atendimentos à empresas da cidade e região.

O evento, que durou dois dias, contou com feiras e apresentações. A palestra de abertura foi com o analista Diego de Melo, que falou sobre a importância do PSQ – Programa Setorial da Qualidade - para as empresas da região.  Também participaram do evento  o presidente do Sindicer Centro Sul, Volmir Antonio Santin, a executiva Rosane Kurek, representando o Sindicer Paraná e a diretora suplente da Fiep, Salete Gauginski.

Trabalhadores da Masisa participam de treinamento sobre trabalho em altura

clique para ampliar clique para ampliarTrabalhadores da Masisa que participaram do treinamento (Foto: Divulgação)

O Senai em Ponta Grossa realizou para  a empresa Masisa mais um curso de “Segurança no Trabalho em Altura (NR-35)”, ministrado pelo professor Ricardo Demetrechen. O curso é obrigatório para todos os trabalhadores envolvidos em atividades executadas acima de 2 metros do nível inferior, onde haja risco de queda.

O conteúdo programático contempla normas nacionais para realização de trabalhos em altura, além de orientar os trabalhadores quanto aos equipamentos a serem utilizados, habilitando os participantes para executar com segurança as atividades nos diversos ambientes verticais.

Projeto Colhendo Sorrisos chama atenção da sociedade em Ponta Grossa

clique para ampliar clique para ampliarAlunos foram fantasiados para rua da cidade e chamaram atenção da população (Foto: Divulgação)

Aconteceu no dia 25 de abril, no calçadão da Rua Coronel Cláudio, em Ponta Grossa, o projeto “Colhendo Sorrisos”, que faz parte da oficina Ciência do Belo, do Colégio Sesi. Os alunos, fantasiados de sombras, palhaços e animais de pelúcia distribuíram abraços para pessoas que passavam pela avenida.

A atividade complementou o conteúdo visto na oficina, que focou em gestos e atitudes que podem transformar a visão do “ser belo” estática, para uma visão do compartilhamento e transmissão de felicidade para as outras pessoas. A ação mostrou que o “ser belo” está implícito no “ser feliz”.


Representante do Sindicato do Cal visita laboratórios do Senai

clique para ampliar clique para ampliarJoão Bandil Neto visitou os laboratórios de minerais e cerâmica vermelha do Senai de Ponta Grossa (Foto: Divulgação)

O secretário executivo do Sindicato da Cal e também da Associação dos Produtores de Derivados do Calcário(APDC) , João Bandil Neto,  visitou os laboratórios  de minerais e cerâmica vermelha do Senai de Ponta Grossa. A programação foi organizada pela Gerente de Negócios Setoriais do Sistema Fiep, Rosmery Dall Oglio Kostycz, juntamente com a gerente da unidade Denise de Paula.

A ação teve como objetivo mostrar os serviços oferecidos pela entidade e realizar parceria entre o Senai, Sindical e APDC visando desenvolver um  programa de qualidade para o setor de cal/calcário no Paraná, utilizando da experiência que os laboratórios já possuem em PSQ- Programa Setorial da Qualidade - em telhas e blocos cerâmicos.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.