Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
O projeto BEL-i9, desenvolvido em parceria pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e pela Copel, foi apresentado, na segunda-feira (1º), à diretoria da federação, pelo diretor-geral do projeto, Marcos Pessoa.
O empreendimento, que tem como objetivo fomentar o desenvolvimento social, econômico, científico e tecnológico, gerando conteúdos e aplicações para as redes de banda extra larga da Copel, prevê a instalação de nove laboratórios na sede Jardim Botânico da Fiep (Cietep) que atuarão no desenvolvimento de conteúdos digitais, aplicações e serviços para as redes de banda larga.
Segundo Pessoa, o projeto terá início imediato, mesmo sem a instalação da estrutura física. A estrutura necessária para o projeto deverá ser licitada até o final de outubro e a previsão é que até o final de 2012, todos os municípios do Paraná sejam atendidos pela rede de fibra ótica.
Dentre as possibilidades do BEL-i9 para o setor produtivo, estão a integração dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) de todo Estado, a criação de produtos especiais para os setores industriais e o desenvolvimento de aplicações para tornar mais eficiente a operação das empresas.
"São muitas oportunidades que o Paraná está tendo a partir de agora, em novas tecnologias e na atração de mais investimentos", avaliou o presidente da Fiep, Edson Campagnolo. No último dia 20 de agosto, a Fiep e a Copel assinaram um termo que permite o início das atividades do empreendimento.