Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Esporte e Cidadania28/06/2011

Atleta do Futuro reúne 38 mil crianças em 85 indústrias

Meninos e meninas têm iniciação ao esporte e ações educativas relacionadas a ética, respeito ao meio ambiente, direitos e deveres, consumo consciente.

 

clique para ampliar clique
                                          para ampliarProjeto incentiva o esporte entre crianças e jovens de todo o Paraná (Foto: Rogério Theodorovy)

Futebol, futsal, ginástica rítmica, xadrez, vôlei, basquete. Seja qual for a modalidade, o esporte é sempre uma atração para crianças e adolescentes, em todo o mundo. E é essa relação com os campos, quadras, piscinas e tablados o ponto principal do projeto Sesi Atleta do Futuro, que colocou as crianças e jovens na agenda da responsabilidade social da indústria paranaense. Hoje, cerca de 38.000 meninos e meninas, filhos de industriários e de famílias das comunidades, participam do projeto, em núcleos instalados em 85 indústrias do Estado. Cada núcleo atua com uma ou mais modalidade esportiva.  

Esporte e Vida Saudável
A metodologia inovadora do Atleta do Futuro foca o esporte como o caminho para uma vida saudável. Os jovens têm iniciação ao esporte e, além disso, recebem ações educativas relacionadas a ética, respeito ao meio ambiente, direitos e deveres, consumo consciente. O Atleta do Futuro começou em São Paulo e hoje está presente em todo o País, beneficiando quase 200 mil crianças. No Paraná o projeto chegou em 2006, quando incorporou-se ao projeto Ginástica Rítmica de Toledo, que a Sadia e a Prefeitura do município já desenvolviam na época. Hoje, a Ginástica Rítmica de Toledo beneficia 2.000 meninas da comunidade e tem como referência a equipe de rendimento Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi.

Expansão
Em 2010, foi inaugurado o Centro de Excelência no Treinamento de Ginástica Rítmica de Toledo, um dos mais modernos do Brasil, que recebeu investimento de R$ 1 milhão, feito pelo Sesi Nacional e o Sesi Paraná, no ginásio da unidade local da entidade. O Centro de Treinamento abriga a equipe de rendimento da ginástica rítmica. Após a implantação em Toledo, o projeto não parou de expandir. Hoje, só na região Oeste/Sudoeste o Atleta do Futuro abriga 16.600 crianças. Em Curitiba e Região Metropolitana, são 6.000 crianças. No dia 18 de junho de 2011, o projeto foi lançado em São José dos Pinhais, uma parceria com a Prefeitura e as empresas Comporta, Conduspar e Vale Fértil. Só nesta cidade o projeto conta com 1.660 crianças. É forte a presença do projeto também nos Campos Gerais: 5.540 crianças participam. São destaques os núcleos das empresas BR Foods, Kurashiki, Quimira do Brasi, Pormade, Formapla. Na região norte do Estado são atendidas 4.630 crianças. Os núcleos do Atleta do Futuro em Maringá, Paranavaí, Cianorte, Campo Mourão e Umuarama (região Noroeste, atendem hoje a 4.350 crianças. São parceiras, entre outras indústrias, a Romagnole, a Lowçúcar, FA Maringá, ZM Bombas, Metalúrgica Teixeira e Alimentos Podiun.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.