Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Norte10/09/2013

Alunos de segurança do trabalho têm aula prática de rapel

clique para ampliar>clique para ampliarAula mostrou na prática os cuidados com o trabalho em altura (Foto: Divulgação)

Entre os dias 26 e 30 de agosto,  alunos do curso técnico em Segurança do Trabalho do Senai em Santo Antônio da Platina participaram de uma aula de Rapel como uma das atividades práticas de trabalho em altura. A aula foi conduzida pelo sargento do Corpo de Bombeiros da cidade, Luiz Carlos Souza, que também é professor. 

A atividade foi realizada na sede do Sistema Fiep no município. A ação teve como objetivo mostrar como é o trabalho em altura para os futuros profissionais de segurança do trabalho. Eles conheceram a realidade da NR 35, uma norma regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego para trabalho em altura.     “O rapel é importante para inserir o aluno na realidade da NR 35.  Ele passa a entender os limites individuais dos colaboradores com relação ao trabalho em altura e poderá fiscalizar adequadamente esse tipo de trabalho nas organizações” disse Souza. 

Colaborador do Senai recebe titulação de Mestre em Ciência de Alimentos

clique para ampliar>clique para ampliarMario agradece o apoio da coordenação de STI e da gerência da unidade para a conquista do título de Mestre (Foto: Divulgação)

O colaborador Mario Sergio Resta recebeu no mês de agosto o diploma de Mestrado em Ciência de Alimentos, conferido pela UEL – Universidade Estadual de Londrina. Sua dissertação, na área de microbiologia de alimentos, teve como tema a “Avaliação do padrão estafilococos coagulase positiva estabelecido pela legislação brasileira para massas alimentícias”. A defesa de sua tese aconteceu no final do mês de maio.

Para Resta, a conquista não teria acontecido sem o incentivo e o apoio da coordenação de STI e da gerência da unidade do Senai em Londrina, a quem ele agradece. “O título de Mestre é o reconhecimento por mais de dois anos de dedicação e esforço. Estou ainda mais motivado na busca pelo aperfeiçoamento pessoal e profissional” afirmou o colaborador.

Professores realizam exames periódicos em Assaí

clique para ampliar>clique para ampliarOs exames foram realizados no Centro de Saúde Ocupacional de Londrina (Foto: Divulgação)

Quinze professores do Colégio Sesi de Assaí realizaram no dia 30 de agosto, no Centro de Saúde Ocupacional de Londrina, os exames periódicos anuais, entre eles, avaliação clínica, audiometria, testes de visão, entre outros relacionados a função de professor, pedagogo e coordenador. Os exames realizados são obrigatórios e solicitados pelo Programa de Controle Medico de Saúde Ocupacional do Sesi.







Alunos do Senai são recepcionados após a Olimpíada o Conhecimento

clique para ampliar>clique para ampliarColaboradores da unidade, amigos e familiares recepcionaram os alunos em Santo Antônio da Platina (Foto: Divulgação)

No dia 30 de agosto, alunos do Senai em Santo Antônio da Platina foram recepcionados pelos familiares, amigos e colaboradores da unidade. Os alunos participaram da etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, realizada em Maringá, entre os dias 26 e 30 de agosto, nas modalidades de mecânica de automóveis, segurança do trabalho e instrumentação e controle de processos.

“Ficamos orgulhosos com o desempenho dos nossos alunos, eles demonstraram competência, garra e batalharam muito durante toda a competição”, ressaltou a gerente da unidade em Santo Antônio da Platina, Elizandra Estefanuto.

Londrina conquista 14 medalhas na Olimpíada do Conhecimento

clique para ampliar>clique para ampliarAo todo, os alunos conquistaram 14 medalhas, sendo cinco na primeira fase e nove na segunda (Foto: Divulgação)

A equipe de alunos do Senai em Londrina teve bons resultados na Olimpíada do Conhecimento realizada em Curitiba e Maringá, nos meses de julho e agosto. Eles conquistaram 14 medalhas, sendo cinco medalhas em Manufatura Integrada (Ouro) com os competidores Guilherme Rosa, Marco Vinicius Patrocinio e Lucas Vasques Lopes de Oliveira Ugolini; em Tecnologia da Informação (Ouro) com Rodrigo Oliveira do Carmo; Padeiro (Prata) com Diego Monteiro Michalak; Tornearia Mecânica (Bronze) com Italo Matheus de Souza Dias e Soldagem (Bronze) com Guilherme França Bazilio.

Na segunda fase foram nove medalhas conquistadas nas modalidades de Webdesing (Ouro) com Rogério Vieira Domingos; prata nas modalidades: Aplicação de Revestimento Cerâmico com Jean Renne Mortari Silva; Desing Gráfico com Alan Jun Miamoto; Instrumentação e Controle de Processos com Nahan Barreiros; Tecnologia da Moda com Anne Caroline Almeida e Tornearia CNC com Luiz Gustavo Cordeiro. Os alunos também foram bronze nas modalidades: Mecânico de Manutenção com Wesley Fernando de Freitas; Instalação e Manutenção de Redes PC com Alissar Ali Moussa e Mecânica de Precisão com Yuri Robusti.

Lean Production é tema de palestra em Londrina  

clique para ampliar>clique para ampliarPalestra reuniu profissionais da área de construção civil (Foto: Divulgação)

O Senai em Londrina realizou no último dia 31 de agosto a palestra “ Como aumentar a eficiência na Gestão de Obras Lean Production”,  com a professora doutora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Ercilia Hitomi Hirota. Participaram do evento engenheiros da construção civil, estudantes e empresários das principais construtoras  da região. Na ocasião, o colaborador Marcelo Antonio Strik apresentou ao público os cursos de Pós-Graduação e MBA ofertados pela instituição,  entre eles o MBA em Gestão de Obras de Edificações e MBA em Lean Manufacturing.

 

Alunos ministram palestra na Sipat do CREA-PR 

clique para ampliar>clique para ampliarOs alunos do Senai apresentaram o tema Comportamento Seguro (Foto: Divulgação)

Entre os dias 26 e 30 de agosto, aconteceu em Curitiba e nas regionais do CREA-PR  a 6ª Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho (Sipat), com o  tema “3S: Segurança, Saúde e Sustentabilidade”. Em Londrina, os alunos do curso de Segurança do Trabalho do Senai, Guilherme Caberlin Pinheiro,  Regiany Elaine dos Santos e Bruna Soares Pinto, apresentaram uma palestra sobre o tema “Comportamento Seguro”. Eles contaram com orientação da professora do Senai, Larissa Furtado Chionpato, que também é colaboradora do CREA-PR. O objetivo da apresentação, segundo Larissa, é aprimorar as ações educativas aprendidas em sala de aula e agregar valor para o futuro profissional da área de segurança do trabalho.

Estudantes visitam a padaria Bella Madre em Londrina

clique para ampliar>clique para ampliarDurante a visita, os alunos conheceram todo o processo realizado na padaria (Foto: Divulgação)

Alunos do curso de Qualificação em Panificação e Confeitaria do Senai em Londrina visitaram, no último dia 27 de agosto, a padaria e confeitaria Bella Madre, que possui um novo conceito no setor. O ambiente da Bella Madre proporciona bem estar aos clientes  e relembra a década de 40, ocasião em que as confeitarias dos grandes centros eram pontos de encontro dos amigos e familiares. 

Na visita, os discentes foram recepcionados pela gerente Fernanda Pichal e pelo colaborador da Bella Madre, Rudsnei Domingos da Silva, que também é professor do Senai. Os alunos conheceram toda a estrutura física e de fabricação dos produtos. A ação foi organizada pelo docente Antonio Rodrigo Bernardes e teve como objetivo demonstrar aos alunos a realidade de trabalho e a  importância da manutenção no armazenamento e  no estoque de alimentos. “A visita técnica é importante para que os alunos visualizem como planejar, organizar e realizar a fabricação de produtos em empresas da área de panificação”, destacou a aluna do Senai, Monica Tanaka, que participou da visita. 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.