Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Negócios internacionais03/07/2012

Alemanha quer ampliar relações comerciais e tecnológicas com o Brasil

Essa foi a tônica do 30º encontro econômico entre lideranças empresariais e políticas dos dois países, que teve a participação do presidente da Fiep

 

clique para ampliar clique para ampliarEdson Campagnolo (Fiep), Glauco Côrte (Fiesc) e Heitor Muller (Fiergs), durante o Encontro Econômico Brasil-Alemanha (Foto: Divulgação)

Oportunidades de negócios e cooperação entre Brasil e Alemanha foram debatidas nesta segunda e terça-feira (2 e 3), na cidade alemã de Frankfurt, em um fórum que reuniu lideranças empresariais e políticas dos dois países. O 30º Encontro Econômico Brasil-Alemanha teve a participação do presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, que destacou o interesse dos alemães em trocar experiências nas áreas de inovação e tecnologia, fato que pode ser aproveitado pelas empresas paranaenses. 

A importância do encontro, que foi organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Federação de Indústrias Alemãs (BDI, pela sigla em alemão), pode ser medida pela participação do ministro federal de Relações Exteriores da Alemanha, Guido Westerwelle. Ele falou sobre a integração de seu país com outras nações. "O ministro deixou claro que a Alemanha tem especial interesse em estreitar o relacionamento com o Brasil, com quem vê a possibilidade de um grande nível de cooperação", disse Campagnolo. "Os alemães querem não só investir no Brasil, mas também trocar experiências nas áreas de inovação e tecnologia. Já temos muitas empresas alemãs instaladas no Paraná e essa abertura para novas parcerias é uma boa oportunidade para o desenvolvimento de nosso Estado", acrescentou. 

Região Sul - Além de Campagnolo, os presidentes das federações das indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Glauco Côrte, e do Rio Grande do Sul (Fiergs), Heitor Muller, também participam do evento. Os três aproveitaram o encontro na Alemanha para articular reunião conjunta do Fórum Industrial Sul, agendada  para final de julho, em Porto Alegre (RS).  Os principais temas da pauta serão  o gás natural, o projeto sul competitivo, o carvão mineral e as relações comerciais com a Argentina. Leia mais.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.