Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
Na última terça-feira (4), convidados e estagiários do Programa de Formação de Agentes de Desenvolvimento Local participaram do "Dia Cultural", evento promovido para troca de experiências culturais entre os diferentes países. O formato do debate foi um programa de auditório chamado "Onde está o Nico?". Intercambistas vindos da Sérvia, Colômbia e Bolívia puderam mostrar ao público um pouco sobre a cultura de seus respectivos países. Eles também assistiram a uma breve apresentação sobre as regiões do Brasil.
O objetivo do encontro era aumentar a interação e amenizar as diferenças culturais. Com muito bom humor e descontração, os estagiários estrangeiros trouxeram curiosidades, músicas, danças e comidas tradicionais de seus países. Os colombianos, por exemplo, mostraram como é o carnaval por lá, e apresentaram a fantasia do "marimonda", personagem típico da festa. Também dançaram Cúmbia, música tradicional da Colômbia. "Foi uma boa oportunidade para que as pessoas conhecessem a cultura de meu país. Nós não somos só os aspectos negativos da Colômbia, nós somos um povo alegre e temos muitas coisas boas lá", comenta a colombiana Diana Florez.
Sobre a Sérvia, a estudante de marketing Dragana Majstorovic contou um pouco sobre a história do país, marcado por diversas guerras, que seriam o motivo do lema da bandeira sérvia: "Só a paz salva um sérvio". Além disso, mostrou diversas personalidades famosas de seu país, como o físico Nikola Tesla e o jogador de futebol Petkovic. A boliviana Roxana Garcia ressaltou as belezas naturais de sua terra, dando como exemplo o Lago Titicaca e o maior mar de sal do mundo.