Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir

Um olhar diferente, um questionamento, um porquê, um novo caminho, uma nova forma. Todos esses exemplos de estímulos que podem nos levar até onde todos, ou a grande maioria das pessoas, sonham: o novo.
Na última quarta-feira, 19, foi celebrado o Dia Nacional da Inovação. Mas queremos ir além do calendário e lembrar a importância de desenvolvermos, diariamente, uma cultura de inovação.
Ao contrário do que às vezes pensamos, é possível inovar de diversas formas: seja uma mudança de processo, uma reinvenção, uma nova combinação de elementos ou uma descoberta. A inovação pode estar presente em nossa rotina desde que a estimulemos.
Mas como?
- Estimule a criatividade: conheça coisas novas, aprecie filmes, música, arte,
livros, aumente seu conhecimento técnico e cultural.
- Seja curioso, investigue, conheça, descubra.
- Pergunte o porquê das coisas, do modo como é feito.
- Analise o que pode ser mudado, se há um
jeito melhor de ser feito.
- Deixe primeiro as ideias fluírem, sem pressão, sem crítica, sem censuras.
Só depois, faça um filtro e escolha as melhores formas de inovar.
Mas, acima de tudo, seja motivado ao novo, decida tentar fazer diferente, proponha, inove. Inspiração nós temos!
E aqui no Sistema Fiep. o que não faltam são exemplos de atividades que desenvolvemos por meio das áreas e projetos de inovação do Senai, Sesi e IEL que buscam acelerar o processo de inovação e estimular um ecossistema inovador para as indústrias.
De acordo com Filipe Miguel Cassapo, gerente de inovação do C2I (Centro Internacional de Inovação), para a Indústria ser competitiva ela precisa inovar, "para isso, nós colaboradores do Sistema Fiep, precisamos ser inovadores, desenvolver uma cultura de inovação e disseminá-la para fora”. "Inovar é construir o futuro que desejamos", conclui Cassapo.
E aí? Agora é com você! Coloque essas dicas em prática e transforme todos os dias no dia da inovação.