ELEIÇÕES15/07/2016 - Atualizado em 18/07/2016

Fiep lança movimento Vote Bem

Ministro Gilmar Mendes dará palestra no dia 22, na primeira ação do movimento de conscientização política promovido pela Fiep e mais de 30 instituições parceiras

Com foco nas eleições municipais de 2016, a Fiep e mais de 30 instituições parceiras lançam oficialmente, nesta sexta-feira (22), o movimento Vote Bem. O lançamento será marcado por uma palestra do ministro Gilmar Mendes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). E você fica sabendo tudo em primeira mão no Nosso Sistema.

O site votebem.org.br já está no ar e você pode acessá-lo em primeira mão

Iniciativa apartidária, o Vote Bem é um movimento de conscientização política que busca estimular a reflexão sobre o voto responsável. Seu objetivo é mobilizar a sociedade sobre a importância de votar de maneira criteriosa, com o máximo de informação possível. Destaca também a necessidade de cada cidadão acompanhar a atuação dos eleitos, por meio do monitoramento de suas ações e de indicadores do município, além da cobrança por uma eficiente aplicação dos recursos públicos. Os principais canais de divulgação da campanha são o portal www.votebem.org.br e as mídias sociais, que irão disseminar informações relacionadas ao processo eleitoral, ao funcionamento das instituições públicas, aos políticos e a como fiscalizá-los.

Para o presidente Edson Campagnolo, o voto é a principal ferramenta que o cidadão tem em mãos em uma democracia para influenciar nos rumos de sua cidade, seu estado ou seu país. “É pelo voto que escolhemos aqueles que vão representar nossos interesses nos poderes Executivo e Legislativo. É fundamental que o eleitor vote de forma consciente, escolhendo candidatos realmente comprometidos com os anseios da comunidade”, diz. “E além de votar bem, todas as pessoas devem participar mais ativamente da vida política, acompanhando os mandatos dos eleitos, fiscalizando suas ações e cobrando uma gestão pública ética e eficiente”, completa.

clique para ampliarclique para ampliarVote Bem traz um Quiz que revela a sua posição política

Para impulsionar a campanha, todos os conteúdos e peças de divulgação poderão ser utilizados por qualquer pessoa interessada em contribuir com o movimento. Em seu lançamento, o Vote Bem já conta com mais de 30 instituições parceiras, incluindo entidades representativas do setor produtivo e de classe, universidades, entidades religiosas e instituições públicas.

Em quem você votou?

A pesquisa Memória do Voto, da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp) apontou que, poucas semanas depois das eleições de 2014, quase metade dos entrevistados não conseguia lembrar em quais candidatos tinha votado. O índice foi de 43,5% no caso da escolha de deputados estaduais, 40,7% para deputados federais e 11,8% para senadores.

Palestra de Gilmar Mendes

A palestra do ministro Gilmar Mendes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), será a partir das 19 horas, no Campus da Indústria, em Curitiba. Ele falará sobre o tema “Defeitos e virtudes do atual processo eleitoral”. As inscrições para a palestra são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.fiepr.org.br.

Acesse as mídias sociais do Vote Bem

Facebook: facebook.com/campanhavotebem/

Twitter: twitter.com/campanhavotebem

Youtube: youtube.com/user/campanhaVoteBem

DEIXE SEU COMENTÁRIO

1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.