Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
Nas últimas semanas, lembretes para que estudantes adotem medidas sustentáveis no ambiente escolar podem ser vistos em todas as escolas do Senai.
Respeite as diferenças, separe o lixo, use os dois lados do papel ao imprimir, desligue a luz ao sair. Regrinhas que todo mundo conhece, mas nem sempre adere.
O material exposto em bebedouros, banheiros e vários outros pontos das escolas é parte de uma campanha de sustentabilidade que acabou ganhando também a adesão dos colaboradores em todo o Sistema Fiep.
“Na essência da criação do Senai e, alinhado à sua missão, está o caráter educacional de nossa instituição. Por isso, os ambientes educacionais das Unidades Senai devem primar pela sustentabilidade em todos os seus quesitos. Nossas escolas devem ser ambientes laboralmente seguros, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, justas socialmente e com respeito à diversidade. Um belo desafio que se constrói com o nosso exemplo a cada dia”, afirma Marco Secco, diretor do Senai no Paraná.
Bem-estar da coletividade
“Queremos sensibilizar a todos para questões relacionadas à sustentabilidade. Todos esperamos ter um mundo mais sustentável, adotando atitudes, ações e ambientes mais sustentáveis, pensando no bem-estar da coletividade”, diz Patrícia Charvet, da Gerência de Operações.
Élcio Herbst, consultor técnico de negócios em Meio Ambiente junto ao Instituto Senai de Tecnologia (IST) em Meio Ambiente e também membro da equipe técnica do Comitê Senai de Sustentabilidade, diz que a ideia é trabalhar com os meios de comunicação eletrônicos, redes sociais, inclusive o Yammer, divulgando as ações colocadas em prática nas unidades. “Muitas vezes são ações simples, mas possíveis de desencadear e motivar outras unidades a promover ações similares”, explica.
Menos desperdício, menos impacto
Segundo o professor, “a campanha é simples e os colaboradores podem apoiar, avaliando os impactos de suas atividades, promovendo ações que venham a mitigar esse impacto, participando das ações relacionadas ao meio ambiente, saúde, segurança e demais pilares da sustentabilidade. A participação de cada um começa na separação correta dos resíduos sólidos, no uso racional da água e energia, no respeito ao diferente, podendo criar interfaces com o processo educacional, permitindo, desta forma, ampliar as ações que envolvem também os alunos”.
Herbst salienta a importância das ações sustentáveis para a sociedade. “Tudo que fazemos ou consumimos, nossos relacionamentos com o mundo e com o meio, estão relacionados à sustentabilidade. Existe uma necessidade emergente de um modo de vida mais sustentável, com menos desperdício, menos impacto, buscando reduzir nossa pegada ecológica”.
As ações de sustentabilidade vêm sendo adotadas já há muito tempo. Um exemplo recente foi a WorldSkills, realizada em São Paulo no mês de agosto. “A cada ano, procuramos aperfeiçoar o processo de orientação e sensibilização dos envolvidos. As principais peças colocadas em prática na competição surgiram a partir da nossa campanha”, conclui Herbst.