Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




24/09/2013

Senai desenvolve projeto em parceria com Escola Técnica de Nürtingen

Técnicos participaram de treinamento sobre carpintaria de telhados e construção em woodframe
clique para ampliar>clique para ampliarAlunos alemães e brasileiros construíram um protótipo em woodframe durante o curso (Foto: Mauro Frasson)

Durante os meses de agosto e setembro, o Senai, em parceria com a Escola Técnica de Construção Civil Philipp-Matthäus-Hahn-Schule, de Nürtingen, Alemanha,  ofereceu aos técnicos da instituição, sindicatos dos setores da madeira e mobiliário e empresários um curso sobre técnicas de construção em woodframe e carpintaria de telhados. Os resultados do projeto, que teve duração de três semanas, foram apresentados na quarta-feira (18), na unidade do Sistema Fiep em São José dos Pinhais.

Reinaldo Tockus, gerente de Alianças Estratégicas do Senai no Paraná, explica que um dos objetivos da parceria entre a instituição e a escola alemã é fortalecer o mercado nacional do setor madeireiro. “Nossa produção, atualmente, é quase toda voltada para a exportação, o que gera uma grande dependência econômica e vulnerabilidade às crises. Uma das nossas estratégias para estimular o mercado é trazer novas tecnologias e aplicações, como foi o caso do woodframe, por exemplo”, diz.

Durante o curso os alunos elaboraram um protótipo, composto por três diferentes tipos de parede: uma formulada para atender a um ambiente interno; uma com a tecnologiawoodframe tropicalizada, conforme vem sendo utilizada no Brasil, e outra seguindo a legislação vigente na Alemanha.  Para a elaboração do projeto do protótipo, foram realizados diversos estudos e simulações para otimização do conforto térmico e de controle da umidade.Leia mais. 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.