Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
O município de Castro, nos Campos Gerais, conta com uma nova estrutura do Senai, Sesi e IEL para atendimento às indústrias locais. A unidade, que funciona em um prédio cedido pela prefeitura, foi inaugurada oficialmente na última sexta-feira (16) pelo presidente do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo. O presidente do Sistema Fiep destacou que a nova unidade atende a uma solicitação das indústrias locais. “Existia uma demanda do setor industrial de Castro e já tínhamos algumas sementes no município, com algumas ações que desenvolvíamos. Agora, fincamos raízes”, afirmou.
A atuação do Senai e do Sesi no município começou em 2011, mas ocorria em prédios provisórios. A nova unidade de Castro, que já funciona há três meses em uma estrutura de 1,2 mil metros quadrados alugada pela prefeitura, possibilita a ampliação do atendimento das duas instituições às indústrias e à comunidade da região. No município, o Senai já registrou 1,2 mil matrículas este ano, enquanto o Sesi atendeu 1,8 mil trabalhadores na área de saúde ocupacional.
No local, o Senai investiu R$ 150 mil na aquisição de equipamentos utilizados em seus cursos técnicos ou de curta duração. O Senai também realiza cursos in company junto às empresas de Castro. Já o Sesi realiza atendimentos aos trabalhadores da indústria na área de saúde ocupacional, além de ações de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em 2014, a nova unidade passará a contar também com turmas do Colégio Sesi Ensino Médio. A metodologia do colégio permite ao aluno, em paralelo ao ensino regular, optar por um curso técnico do Senai.
Campagnolo destacou que tudo isso só foi possível graças à parceria entre a entidade e a prefeitura. “A prefeitura tem um plano de desenvolvimento para Castro, que inclui a manutenção dos jovens no município através da qualificação. Por isso entendeu a importância de ampliar a atuação do Sistema Fiep aqui”, disse. Leia mais.