Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
O conselho Moveleiro da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) está preparando uma grande ação de sustentabilidade e responsabilidade social para o próximo congresso do setor, marcado para o final de setembro. Todos os participantes receberão como brinde uma mochila feita a partir de restos de revestimentos. As bolsas estão sendo produzidas pela Associação de Mães da Vila Torres.
A ideia de reaproveitar os descartes da própria indústria surgiu no ano passado, quando o tema do congresso moveleiro foi “Fazer mais com menos”. Com as 700 bolsas produzidas, os fabricantes de móveis conseguiram evitar o descarte de cerca de meia tonelada de tecidos. Neste ano, os organizadores querem confeccionar mil mochilas para serem distribuídas entre os participantes do congresso.
O modelo foi desenhado por uma aluna do curso de Design de Moda do Senai e foi escolhido entre outros 5 finalistas, por meio de votação. “O curso de Design de Moda do Senai recebeu a proposta de desenvolvimento da bolsa. Para incentivar, tive a ideia de promover um concurso entre os estudantes. Cerca de 80 alunos do curso de graduação puderam participar”, conta Edson Korner, coordenador do curso superior de Design de Moda. Agora, a campeã Isabelle Cristine Pariz tem a missão de montar as composições de tecidos de cada bolsa e de acompanhar a confecção das mochilas, que serão feitas pelas costureiras da Associação de Mães da Vila Torres.
O 4º. Congresso Moveleiro será nos dias 25 e 26 de setembro, em Curitiba, com o tema “A competitividade é o futuro da indústria moveleira”.