Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




05/08/2013

Conversar é Preciso chega às unidades de Ampére e Francisco Beltrão

Encontros aconteceram no dia 25 de julho. Participaram cerca de 80 colaboradores
clique para ampliar>clique para ampliar60 colaboradores de Francisco Beltrão participaram do encontro (Foto: Divulgação)

O programa “Conversar é Preciso” chegou às unidades de Ampére e Francisco Beltrão. O encontro aconteceu no dia 25 de julho, no período da manhã, em Ampére, com a participação de 20 colaboradores e a tarde, em Francisco Beltrão, com cerca de 60 participantes. O programa debateu sobre formas de escuta propostos nos fundamentos da Biologia Cultural. A facilitadora do encontro foi a colaboradora Diva Irene Da Paz Vieira, do Observatório de Indicadores de Sustentabilidade - Sesi Sustentabilidade. O programa é uma iniciativa da Gestão Social Interna - Recursos Humanos. 

clique para ampliar>clique para ampliarColaboradores de Ampére que participaram do encontro do Conversar é Preciso (Foto: Divulgação)

Durante o programa, os colaboradores conheceram o modo 2 de escuta, que tem como premissa a escuta do outro para descobrir a partir de onde é válido o que ele está dizendo e o que cada um pode aprender nesse diálogo. Quando escutamos o outro e não a nós mesmos, abre-se caminho para relações de co-inspiração. Não se tem a pretensão de ser o dono da verdade, evitando-se, portanto, as relações de subjugação. Escuta-se a partir do respeito por si próprio e também pelo outro. 

Para a gerente das unidades do Sesi e Senai em Francisco Beltrão e Ampére,  Rosevete Marta Marcello Tesser, o programa possibilitou reflexões e incentiva o aproveitamento do potencial  dos colaboradores da entidade. “Os conceitos da comunicação  já são conhecidos, porém,  em nosso dia a dia, por diferentes motivos, não estão fortalecidos. O  momento nos permitiu  viver  essa prática;  conseguimos construir um acordo de grupo em nosso modo de escutar  o outro, de modo mais reflexivo. Mais uma vez, concluímos que  precisamos viver esses momentos para nos fortalecermos enquanto equipe”, destacou. 

clique para ampliar>clique para ampliarColaboradores de Ampére conversaram sobre o tema e trocaram experiências (Foto: Divulgação)

Segundo os professores Humberto Maturana e Ximena D’Avila, o conversar no “modo 2” expande a conduta inteligente,  expande a criatividade, à medida em que permite sejam gerados espaços de mútuo respeito e de colaboração, na realização de um projeto comum. Os colaboradores participaram ativamente do encontro, compartilharam experiências e avaliaram positivamente o programa e sua aplicação na rotina pessoal e de trabalho. 

Os próximos encontros do programa devem acontecer na unidade de Cascavel, nesta terça-feira, 06 de agosto e na unidade Boqueirão, em Curitiba, no dia 29 de agosto.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.