Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




23/07/2013

Indústria registra terceiro mês consecutivo de crescimento

Os indicadores de maio revelam que o setor continua crescendo, porém, em ritmo menor que março e abril
clique para ampliar clique para ampliarVestuário teve o melhor desempenho do começo do ano no comparativo com 2012 (Foto: Divulgação)

Maio é o terceiro mês de crescimento consecutivo nas vendas industriais de 2013. No entanto, após dois meses de forte expansão (17,94% em março e 10,21% em abril), o desempenho de maio foi menos expressivo, de 1,93%. A expansão deste maio também é a menor dos últimos cinco anos, evidenciando que a recuperação da atividade industrial ainda não tem crescimento contínuo. No comparativo dos acumulados de 2012 / 2013, as vendas industriais sofreram queda de -1,15%. Os números foram levantados pelo Departamento Econômico da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), na pesquisa de indicadores conjunturais de maio.

Acesse o relatório na íntegra

No acumulado, os segmentos que mais impactaram negativamente no resultado de vendas, em comparação a 2012, foram “Material Eletrônico e de Comunicações” (-16,03%); “Edição e Impressão” (-15,62%) e “Veículos Automotores” (-10,72%). Os setores que tiveram os melhores desempenhos, na mesma comparação, foram “Vestuário” (47,96%); “Couros e Calçados” (20,37%) e “Máquinas, Aparelhos e Materiais Elétricos” (16,60%).

Para o coordenador do Departamento Econômico da Fiep, Maurílio Schmitt, há uma expectativa de superação dos resultados de 2012, por conta da tendência positiva em relação ao agronegócio. “O clima tem contribuído e os indicadores apontam que teremos uma boa safra, com resultados superiores aos do ano passado. Como o agronegócio tem um peso importante na economia do estado, acreditamos que alguns segmentos possam ter desempenho mais expressivo que em 2012, como o metalmecânico, que já apresenta crescimento por conta da demanda gerada pelo setor agropecuário e pela diminuição do custo dos investimentos – com juros mais reduzidos e atrativos – para a aquisição de máquinas e equipamentos”, avalia Schmitt.

Leia mais.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.