Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




22/07/2013

Pesquisa produzida pelo Sistema Fiep mostra cenário da inovação no Paraná

"Bússola da Inovação" traçou o perfil de 1.240 empresas de todo Estado
clique para ampliar clique
                                          para ampliarAs 22 publicações foram entregues aos sindicatos de cada setor durante as comemorações da Semana da Indústria de 2013 (Foto: Divulgação)

O Sistema Fiep acredita que a inovação é fundamental para as indústrias na busca por produtividade, ampliação do mercado e melhores resultados. Por isso, através do Senai Centro Internacional de Inovação e dos Observatórios Sesi/Senai/IEL, foi produzida a pesquisa “Bússola de Inovação”, da qual participaram 1.240 empresas, representantes de 27 setores industriais. Por meio do projeto, considerado pioneiro no Brasil, pelo detalhamento e abrangência, foi possível conhecer como está a inovação em todo o Estado.

Realizada em cooperação com pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a pesquisa que conta com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) mapeou indústrias em aproximadamente 46% dos municípios paranaenses. Como resultado da primeira etapa, foram gerados 22 relatórios técnicos setoriais – como Vestuário e Acessórios, Construção Civil, Metalurgia e Alimentos. A pesquisa completa é um retrato regional da inovação no Paraná e fornece informações para novos estudos sobre o tema, além de dados para a oferta de produtos e serviços alinhados às necessidades de cada setor da indústria paranaense, e subsídios para a elaboração de políticas públicas.

Ao todo, foram três anos para chegar às 22 publicações, que foram entregues aos sindicatos de cada setor durante as comemorações da Semana da Indústria de 2013. Já a segunda etapa da pesquisa contemplará a análise dos dados levantados e uma avaliação do caráter inovador das indústrias do Estado. Segundo a gerente dos Observatórios, Marília de Souza, a principal contribuição das publicações é criar um referencial para que cada setor industrial situe-se em relação ao processo de inovação. “A Bússola permite vislumbrar a inovação sob a ótica setorial, permitindo que as empresas identifiquem seus pontos fortes e, principalmente, aqueles que precisam de melhorias, através de orientação e sensibilização sobre ferramentas e práticas de gestão que permitem o incremento da competitividade”, explica.

Leia a matéria completa.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.