Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
A metodologia inovadora do Colégio Sesi no Paraná foi um dos destaques do talk show realizado naa sexta-feira (19), durante o 2º Fórum Internacional de Gestão, Liderança e Competências na Educação, que aconteceu na Expo Unimed, em Curitiba. O tema do encontro foi “Não existe milagre: a fórmula nada secreta de experiências de qualidade na Educação”, e reuniu a gerente de Operações Inovadoras do Colégio Sesi, Lilian Luitz; o representante da Escola Sesc Ensino Médio do Rio de Janeiro, Francisco Cordão; da Universidade Positivo, Josimary Morastoni; do Colégio Militar de Curitiba, major Eduardo Borba; da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Joane Vilela Pinto; e a doutora em Educação, da Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP), Emília Cipriano, que presidiu a mesa.
Lilian Luitz falou sobre ferramentas de gestão educacional, a importância de se ter uma visão sistêmica da aprendizagem e o compromisso do Colégio Sesi com as indústrias paranaenses. “O papel do Sesi é focado na melhoria da Educação no Brasil. Como temos esse vínculo com a indústria, objetivamos entregar ao mercado profissionais não apenas qualificados tecnicamente, mas que tenham iniciativa, pró-atividade, saibam solucionar conflitos e trabalhar em equipe”, afirmou Lilian. Ela contou que, para tanto, foram buscar na metodologia das Oficinas de Aprendizagem, aplicada hoje no Colégio Sesi, a ferramenta que permite desenvolver essas competências nos estudantes. “No Colégio Sesi, 60% da avaliação do aluno diz respeito ao conteúdo cognitivo e 40% ao relacional”, observou Lilian.
O Colégio Sesi é hoje uma das maiores redes de ensino particular do Estado e conta com 13 mil alunos matriculados. A metodologia, fundamentada no conceito de educação participativa, dá a oportunidade de os alunos trabalharem desafios criativos, em equipe, que se assemelham muito às situações reais do mercado de trabalho.