Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
O presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, e o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, assinaram nesta segunda-feira (15), em Curitiba, um acordo de cooperação que garante o ingresso da entidade no Programa de Desenvolvimento Territorial do Oeste do Estado. Aplicando metodologia criada pelo Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), o projeto faz um diagnóstico das oportunidades econômicas da região e vai traçar planos setoriais para que segmentos com potencial de crescimento possam ser alavancados. Nos próximos meses, por um novo acordo que será firmado entre Fiep e Itaipu, a metodologia será levada também para a região Sudoeste paranaense.
Em execução desde o ano passado, o programa já conta com apoio de instituições como o Sebrae/PR, a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar) e a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), que abrange 52 cidades da região. A entrada da Fiep, que através de sua Gerência de Fomento e Desenvolvimento prestará auxílio ao projeto, vai possibilitar que o banco de dados e o conhecimento técnico da entidade sejam utilizados na formulação dos estudos econômicos que vão apontar quais cadeias produtivas têm mais potencial de desenvolvimento na região. Os estudos também darão subsídios os planos setoriais a serem elaborados posteriormente.
“A Itaipu tem um papel importante para o desenvolvimento do Paraná que vai muito além da geração de energia, e este projeto é um exemplo disso”, afirmou Campagnolo. “O Sistema Fiep já mantém várias parcerias com Itaipu, principalmente na área de energias renováveis, e é bom que nossas instituições caminhem em conjunto, pensando a longo prazo. Certamente assim deixaremos um legado para o futuro do nosso Estado”, acrescentou. Leia mais.