Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




25/06/2013

Executivo da Fiat fala sobre gestão de pessoas a empresários paranaenses

A palestra ?Gestão Estratégica das Relações de Trabalho na Indústria? foi promovida por 7 sindicatos patronais
clique para ampliar clique para ampliarAndré Lorenzini destaca que é importante manter canal aberto (Foto: Mauro Frasson)

Diálogo aberto, muita informação e proximidade. É a partir deste tripé que a Fiat constrói suas relações com os 22 mil funcionários que trabalham em suas unidades, com um índice de 1,31% de absenteísmo e com umturn over mensal de apenas 1%. As estratégias para atingir estes indicadores foram apresentadas pelo gerente executivo de Recursos Humanos da Fiat Industrial, André Lorenzini, na sede do Sistema Fiep. Lorenzini conversou com representantes da indústria paranaense a convite do Sinditextil, em parceria com outros 6 sindicatos – Sindirepa PR, Simov, Simpep, Sindivest, Sindibebidas e Sinduscon.

O executivo apresentou exemplos de práticas desenvolvidas na Fiat. Entre as ações, um bate-papo de 10 minutos entre o líder e até 25 trabalhadores, por turno, para que o gestor conheça melhor cada um. Segundo Lorenzini, é nestas conversas que o responsável pela equipe consegue proximidade, também, para informar com frequência a situação do setor, da própria indústria e até da economia mundial, suprindo uma necessidade que historicamente foi atendida pelos sindicatos trabalhistas.

“Com essa transparência, o colaborador sabe o que é viável quando chega a época do reajuste salarial”, explicou. Outra estratégia apresentada pelo gerente foi envolver o trabalhador nas decisões: “Deixe que a equipe participe. É importante que cada trabalhador se sinta responsável pelo resultado do negócio”. Leia mais.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.