Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
Após um início de ano com queda em suas vendas, a indústria paranaense apresentou em abril o segundo mês consecutivo de forte crescimento. Isso fez com que o segmento superasse as expectativas e fechasse o primeiro quadrimestre de 2013 com desempenho positivo, 0,14% superior ao registrado no mesmo período de 2012. Os dados fazem parte da pesquisa conjuntural mensal divulgada nesta quarta-feira (5) pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), que prevê manutenção do ritmo de expansão do setor industrial do Estado no primeiro semestre deste ano.
O coordenador do Departamento Econômico da Fiep, Maurílio Schmitt, afirma que a entidade já previa que as vendas industriais paranaenses nos primeiros seis meses deste ano seriam levemente superiores ao do igual período de 2012. Mas, segundo o economista, o aumento expressivo de 10,21% nas vendas de abril em relação a março – mês que já havia registrado crescimento de 17,94% sobre fevereiro – foi surpreendente. “Este forte aumento era esperado para maio e junho, porém manifestou-se por antecipação”, explica.
O desempenho de abril foi ocasionado pela performance positiva de quinze dos dezoito gêneros pesquisados pela Fiep. O crescimento atingiu inclusive dois dos três setores de maior participação relativa na indústria paranaense: ‘Alimentos e Bebidas’ (+16,08%), pela sazonalidade da safra paranaense; e ‘Veículos Automotores’ (+11,02%), ainda pela retomada da produção da Renault, cuja fábrica ficou paralisada em janeiro e fevereiro para obras de ampliação.
Leia a matéria completa.