Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




07/05/2013

Sipat reúne colaboradores da entidade em prol da saúde e segurança

Evento acontece até o dia 10, na sede, em Curitiba. A Sipat também está sendo realizada em outras unidades do Paraná
clique para ampliar clique para ampliarPalestra sobre ergonomia reuniu colaboradores na sede da entidade, em Curitiba (Foto: Gelson Bampi)

Teve início nesta segunda-feira (6), na sede em Curitiba, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). O evento segue até sexta-feira (10), com diversas palestras sobre saúde e segurança no ambiente corporativo. A palestra que abriu a programação da semana foi sobre “Ergonomia”, ministrada pela colaboradora e mestreno assunto, Maria Do Rocio M. Buczek. O evento também acontece em outras unidades do Sistema Fiep. 

Acesse na intranet a programação completa. Vale lembrar que esta é uma página colaborativa, e qualquer colaborador pode inserir a programação de sua unidade.

Confira mais fotos do evento.

Segundo a gerente corporativa da área de Recursos Humanos do Sistema Fiep, Daviane Chemin, a Sipat  em nossa instituição ganha um significado maior, uma vez que nossas casas, com a missão de servir e fortalecer a indústria para melhorar a vida das pessoas, educam e oferecem serviços para a saúde, bem estar e segurança dos funcionários que nela trabalham.”Para cuidarmos da vida das pessoas, precisamos fazer a lição de casa, e a Sipat é uma semana que nos apoia neste dever”, disse

Palestra
Durante a palestra sobre ergonomia, Maria do Rocio destacou a importância dos colaboradores conhecerem o que é o tema. “A ergonomia está presente em nosso cotidiano e é de grande importância que as outras áreas do conhecimento se envolvam nessa ciência”, afirma ela. A presidente da Sipat do Senai, Maricilia Volpato, contou que objetivo das palestras ao longo da semana é melhorar a qualidade de vida dos colaboradores. “Sentar errado no posto de trabalho, por exemplo, pode causar estresse, incômodo e dor nas costas”, disse ela.

clique para ampliar clique para ampliarDurante intervenção ergonômica, os colaboradores conheceram formas corretas de ergonomia no ambiente de trabalho (Foto: Gelson Bampi)

Para que o colaboradores conhecessem de perto o que é ergonomia, foi realizado na sede da Fiep uma "Intervenção Ergonômica". Especialistas do Sesi foram em todas as salas para conversar com os colaboradores e instruí-los para as melhores práticas de ergonomia nos postos de trabalho. Adriana Floriano, professora de Educação Física e especialista em Ergonomia e que realizou a intervenção, contou que a atividade tem como objetivo orientar e conscientizar os colaboradores. “A ideia é melhorar a qualidade de vida do trabalhador. Pequenos ajustes fazem com que o funcionário se sinta bem e sem sobrecarga”, explicou a professora.    

A palestra desta terça-feira, 7 de abril, teve como tema a “Saúde Mental” e o psicólogo, especialista em Gestão de Pessoas e em Ergonomia, Luciano Nadolny, destacou  pequenas ações que são fundamentais para um equilíbrio mental. “As pessoas confundem transtorno mental com loucura. A ideia é transmitir que isso é mais comum do que se imagina, e pode prejudicar o bem estar psicossocial do colaborador”, destacou.

Sobre a Sipat - A Sipat é organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) em conjunto com o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho). O evento é obrigatório nas empresas brasileiras, conforme legislação trabalhista. O objetivo é a conscientização dos colaboradores sobre a saúde e segurança no trabalho, além da prevenção de acidentes.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.